Terminar em segundo ou terceiro lugar na primeira fase do torneio de vôlei da Olimpíada de Tóquio significa conhecer o rival nas quartas de final no sorteio. Pelo regulamento da competição, o único cruzamento certo é o primeiro de um grupo versus o quarto do outro. Já os duelos entre segundos e terceiros serão conhecidos depois de um sorteio.
Ou seja: o segundo colocado do Grupo A poderá enfrentar o segundo do Grupo B nas quartas, um tese, um duelo mais complicado do que terceiro versus terceiro.
O mesmo regulamento foi utilizado em Londres-2012 e na Rio-2016. Na edição brasileira, o sorteio acabou fazendo com que os segundos colocados enfrentassem os terceiros, tanto no masculino quanto no feminino. Entre os homens, Canadá (2) x Rússia (3) e Polônia (2) x Estados Unidos (3). Entre as mulheres, Rússia (2) x Sérvia (3) e Holanda (2) x Coreia do Sul (3).
Para os favoritos às medalhas, ficar em primeiro lugar na fase inicial é a única forma de não contar com sorte no emparceiramento. Reforça então a importância de alguns confrontos diretos, com Brasil x Sérvia no Grupo A, China x Estados Unidos no B, no feminino.
A Olimpíada de Tóquio começa para o vôlei nesta sexta-feira, no horário de Brasília. Às 21h, Itália x Canadá abre o torneio masculino na Ariake Arena. Na sequência, Brasil x Tunísia entrarão em quadra, por volta das 23h05.