O primeiro ouro olímpico da Seleção Brasileira feminina de vôlei foi conquistado na edição de 2008, em Pequim. Naquele ano, o time vinha fazendo uma excelente temporada e chegou à disputa como um dos grandes favoritos. Por isso, embora a competição prometesse ser acirrada, muitos torcedores apostavam na vitória verde- amarela. E se você também gosta de tentar prever resultados, fique atenta, afinal, quem fala sobre apostas esportivas, fala sobre a Betano.
Com jogadoras como Paula Pequeno, Fabi, Fofão, Jaqueline, Sheilla, Fabiana, entre tantas outras, o Brasil mostrou em quadra que era um time destinado a fazer história. Até aquele momento, os melhores resultados obtidos pela Seleção feminina haviam sido as medalhas de bronze conquistadas em Atlanta (1996) e Sydney (2000). Na primeira fase, a Seleção Brasileira ficou no Grupo B, ao lado de Argélia, Cazaquistão, Itália, Sérvia e Rússia. Um grupo complicado, portanto. Mas as meninas do Brasil não tomaram conhecimento das adversárias e venceram todas as partidas. Detalhe: todos os confrontos terminaram com 3 sets a 0, uma verdadeira aula da equipe comandada por Zé Roberto Guimarães.
Já na fase seguinte, seria o momento de o Brasil esquecer a pecha de ser um time que “fraquejava” em momentos decisivos. Na quartas de final, o adversário foi o Japão, e a Seleção não deu sopa para o azar. Com mais uma atuação perfeita, as meninas eliminaram as japonesas com nova vitória por 3 sets a 0.
Assim, o Brasil chegava à semifinal, etapa em que o nível da pressão psicológica aumenta consideravelmente, afinal, esse era o jogo em que uma vitória já garantiria medalha à equipe. A rival seria mais uma seleção asiática – dessa vez, as donas da casa. E, novamente, as brasileiras mostraram por que chegaram à Olimpíada de Pequim como grandes favoritas: uma vitória por 3 sets a 0, contra a China, carimbou a passagem para a final da competição.
E a grande decisão colocou o Brasil frente a frente com os Estados Unidos, cujo melhor resultado nas Olimpíadas havia sido uma medalha de prata em 1984 (Los Angeles). A Seleção Brasileira começou no mesmo ritmo em que vinha disputando a competição e abriu 1 a 0. No segundo set, porém, conheceu o seu primeiro revés na torneio. As americanas empataram e o 1 a 1 parcial deixou o ambiente tenso.
No entanto, o Brasil reencontrou seu jogo e venceu o terceiro set com facilidade: 25 a 13. No quarto e decisivo, a Seleção, mais uma vez, mostrou superioridade e cravou 25 a 21, liquidando a partida e o torneio. As meninas, enfim, conquistavam o seu primeiro ouro olímpico – e de uma forma brilhante, perdendo apenas um set ao longo de toda a competição.