O vôlei é um dos esportes mais populares do Brasil e muito desse prestígio começou a ser construído em uma competição ocorrida em 1992. Naquele ano, na Olimpíada de Barcelona, a Seleção Brasileira masculina conquistou o seu primeiro ouro olímpico. Desde então, o país cobriu-se de glórias na modalidade – será que em 2024 virá mais uma medalha? Quem gosta de fazer previsões esportivas pode aproveitar o Código Bônus de apostas para se divertir.
Na edição daquele ano, o time comandado por José Roberto Guimarães contava com grandes jogadores, muitos deles jovens. No elenco, estavam nomes como Carlão, Marcelo Negrão, Tande, Maurício e Giovane. Antes de 1992, o melhor resultado do vôlei masculino havia sido uma medalha de prata em 1984, em Los Angeles.
Mas, pouco a pouco, o Brasil foi dissipando qualquer desconfiança. Na primeira fase, a seleção caiu em um grupo complicado, que tinha a tradicional equipe de Cuba, além da Holanda (que seria vice-campeã) e da Comunidade dos Estados Independentes, que reunia os países da extinta União Soviética.
Ao todo, o Brasil fez cinco jogos e garantiu cinco vitórias, classificando-se de forma invicta para as quartas de final. O adversário, naquela fase, foi o Japão. E a Seleção não tomou conhecimento da equipe asiática: 3 sets a 0, com parciais de 15-12, 15-5 e 15-12. Pode parecer estranho, mas naquela época o jogo não ia até 25 pontos e tinha a regra da vantagem.
Após passar pelo Japão, o Brasil encarou, na semifinal, a dura equipe americana. E o primeiro set já mostrou que o confronto não seria nada fácil. Os Estados Unidos venceram por 15 a 12 e começaram a deixar a torcida brasileira preocupada. No entanto, a equipe de José Roberto Guimarães soube dar a volta por cima e venceu o rival por 3 a 1.
Com isso, o Brasil estava a apenas um jogo de conquistar o seu primeiro ouro olímpico no vôlei. O adversário na final era a Holanda – ambas as equipes já haviam se enfrentado na primeira fase, e a Seleção Brasileira não teve dificuldades para vencer o jogo por 3 sets a 0. No entanto, agora era a final olímpica, com toda a carga emocional que um jogo desses proporciona. E quem se questionava se o Brasil estava pronto para esse desafio não demorou muito para descobrir a resposta. A Seleção, novamente, venceu por 3 a 0 (15-12, 15-8 e 15-5) e garantiu sua primeira medalha de ouro.
Depois, ainda viriam outras quatro medalhas de ouro (duas no masculino, em 2004 e 2016, e duas no feminino, em 2008 e 2012). Mas o pontapé inicial da história gloriosa foi dado em Barcelona. E até hoje esse título é inesquecível para os amantes do voleibol.