Uma pesquisa nos arquivos do passado, ao arrumar um guarda-roupa nesta quarentena, rendeu um passeio pelo túnel do tempo do vôlei neste domingo. Achei o ranking impresso da temporada 2012/2013 da Superliga feminina. Devo ter pego na apresentação oficial do campeonato.
Naquela época, todas as atletas eram pontuadas, variando de sete (as principais) até um. Cada time poderia somar 32 pontos na formação do elenco, com até três atletas top. Imaginem como eram as reuniões dos clubes para definir a pontuação de cada uma delas no ranking!
Na lista das tops, dez jogadoras. E os mais nostálgicos sentirão saudades das de Fofão e Fernanda Venturini, levantadoras que marcaram época no vôlei. Além delas, espaço cativo para as bicampeãs olímpicas Fabiana, Jaqueline, Paula Pequeno, Sheilla e Thaisa.
Confira a lista completa das sete pontos no ranking:
Fabiana
Fofão
Jaqueline
Mari
Natália
Paula Pequeno
Sheilla
Thaisa
Walewska
Fernanda Venturini
Mas a surpresa ficará bem maior na lista das jogadoras com um ponto no ranking. Eram jovens com pouca experiência nos clubes, ainda em busca de um lugar ao sol no cenário nacional. E perceberão que grande parte delas busca, atualmente, vaga na próxima Olimpíada de Tóquio.
Amanda
Bia
Carol
Gabi
Roberta
Macris
Como curiosidade para vocês, a pontuação de outras jogadoras naquela temporada:
Sassá – 6
Fabi – 6
Carol Gattaz – 5
Ju Costa – 5
Tandara – 5
Stacy Sykora – 4
Camila Brait – 4
Danielle Scott – 3
Fernanda Berti – 3
Mari Paraíba – 3
Andreia Sforzin – 2
Arlene – 2
Suelen – 2
Gabiru – 1
Pri Heldes – 1
Ellen – 1
Mari Cassemiro – 1
Por Daniel Bortoletto