O Tourcoing, da França, será o novo time do oposto canhoto Renan Buiatti na temporada 2022/2023. O anúncio foi feito pelo time francês na tarde desta sexta-feira (6/5), no início do processo de reformulação no mercado do vôlei.
O jogador de 2,17m e 32 anos defendeu o Farma Conde/São José, sendo um dos maiores pontuadores da Superliga 2021/2022.
– Estou muito feliz por assinar pelo Tourcoing e ter a oportunidade de jogar na França, e tenho certeza de que teremos uma grande temporada com a nova equipe – disse o brasileiro.
A contratação de Renan Buiatti foi chancelada pelo técnico Maurício Paes. Radicado na França há vários anos, o comandante brasileiro já trabalhou com Renan na Seleção.
– Tive a oportunidade de conviver com Renan por algumas temporadas na Seleção, em especial em 2015 com a participação nos Jogos Pan-Americanos, onde o Brasil terminou em segundo e Renan recebeu o título de melhor oposto. É um jogador com muita experiência internacional, impressionante ofensivamente e muito eficiente no bloqueio. Além de seu tamanho incomum, ele é extremamente hábil e tem um jogo rápido. Após sua rápida passagem pela Liga há 2 anos, ele mostrou resiliência e hoje parece muito motivado para se provar na elite francesa. Estamos muito felizes em recebê-lo para esta nova temporada – comentou Paes.
O treinador citou a rápida passagem de Renan pelo Tours em 2020. Com uma lesão no pé, ele ficou pouco tempo no país e precisou retornar para o vôlei brasileiro.
Na temporada 21/22, o Tourcoing contou com três brasileiros no elenco: os ponteiros Vaccari e Rammé, além do oposto/central Gabriel Bertolini.