A Seleção Brasileira sub-23 masculina começará nesta sexta-feira a caminhada pelo título da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior. A competição acontece em Cali, na Colômbia, e garante vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 para os melhores classificados da América do Sul e da Norceca (América do Norte, Central e Caribe). O Brasil, dirigido por Renan Dal Zotto, estreia contra a República Dominicana às 14h, de Brasília (confira a tabela completa do vôlei no Pan).
Brasil, República Dominicana, Chile e México estão no grupo B. Porto Rico, Argentina, Colômbia e Guatemala formam o grupo A. As equipes se enfrentam em suas chaves e as duas melhores de cada grupo passam às semifinais.
– A experiência de trabalho com esse grupo foi muito positiva. Estou entusiasmado com o que observamos nos treinamentos. Vivemos uma renovação e é o momento de abrir espaço para jovens talentos. A maioria desses jovens já disputa competições importantes em suas equipes ou nas seleções de base, e vão vestir a camisa do Brasil em uma competição com grande visibilidade. Todas as equipes que disputam os Jogos Pan-Americanos Júnior contam com jovens talentos e nessa idade tudo muda muito rápido – afirma Renan Dal Zotto, treinador da Seleção adulta, que está à frente da equipe de base neste torneio.
O ponteiro Adriano, de 19 anos, foi eleito o melhor ponteiro da última edição da Superliga e campeão sul-americano com a seleção adulta nessa temporada, faz parte do elenco, que fez alguns períodos de treino em Guarulhos, se dividindo com a Superliga.
– Estamos muito felizes de representar nosso país nesse campeonato. Nossas expectativas são as melhores. Queremos fazer um excelente campeonato e subir no lugar mais alto do pódio. Temos um grupo excelente e todos estão 100% empenhados. É muito bom ter o Renan e toda a sua experiência do nosso lado. Ele nos preparou para esse momento – comenta Adriano, jogador do Vôlei Renata.
Gerente de seleções da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Julia Silva fala sobre a expectativa para a competição.
– Estamos muito entusiasmados em representar o nosso país mais uma vez em uma competição internacional. Teremos uma oportunidade única de dar rodagem aos nossos atletas sub-23 e alguns mais jovens, o que faz parte do nosso planejamento de desenvolvimento esportivo visando os próximos ciclos olímpicos – analisa Julia.
O Brasil disputa os Jogos Pan-Americanos Júnior com os levantadores Gustavo Orlando e Rafael Foster, os ponteiros Adriano, João Franck, Maicon e André Luiz; os centrais Paulo Sérgio, Pietro e Kelvin; os opostos Guilherme e Lucas; e o líbero Vitor Yudi.