Será em Brasília, diante da torcida, que a Seleção Brasileira masculina dará os primeiros passos de uma temporada de desafios. Dois amistosos contra o Japão e a primeira etapa da Liga das Nações marcam o início de uma jornada que tem destino marcado: os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Um ciclo olímpico mais curto para o time de Renan Dal Zotto, que inclui, ainda este ano, a disputa do Campeonato Mundial, em agosto.
– Iniciar a temporada em casa é muito bom. Ganhamos tempo sem precisar fazer longas viagens, temos menos desgastes. Cada dia, cada treino conta. O trabalho está ainda no início e é importante ter o apoio da torcida. Sabemos que, depois de Brasília, viajaremos e não voltaremos a jogar aqui no país – explica o técnico.
O Brasil enfrentará o Japão na quinta-feira (2/6), às 21h30, com transmissão pelo Sportv2, e no domingo (5/6), às 10h, também com a Rede Globo, no ginásio do Sesi, em Taguatinga. Na semana seguinte, entre os dias 7 e 12, o ginásio Nilson Nelson recebe a primeira etapa da Liga das Nações. A preparação da Seleção inclui seis semanas de treinamento no Centro da CBV, em Saquarema.
– Em Saquarema, tivemos a oportunidade de trabalhar por mais de um mês, principalmente com os jogadores mais jovens. Sabemos que é um momento de transição, não só da equipe do Brasil, mas de diversas seleções do mundo. Cada jogo conta, e esses dois amistosos contra o Japão serão fundamentais para nossas análises. Em seguida, vem a Liga das Nações, que antecede o Mundial, principal objetivo da temporada. Este ciclo olímpico será mais curto, não temos tempo a perder. Estamos felizes com a postura e a dedicação dos atletas deste grupo, todos com brilho nos olhos, querendo muito. São fatores fundamentais para um futuro promissor – finaliza Renan.