A República Dominicana segue com aproveitamento perfeito na Copa Pan-Americana, disputada em Santo Domingo. Na noite desta sexta-feira, a equipe dirigida pelo brasileiro Marcos Kwiek derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 0, parciais de 25-22, 25-15 e 25-12, terminando a primeira fase na liderança.
A maior pontuadora do duelo foi a oposto Gaila Gonzalez, com 14 acertos, seguida pela ponteira Yonkaira Peña, com 12 (seis no ataque, três no saque e três no bloqueio). Na sequência vieram Pri Rivera e Jineiry Martinez, com nove e oito, respectivamente.
Pelo time de Karch Kiraly, sem nenhuma das principais jogadoras em ação, Veronica Jones-Perry terminou com 10 pontos, um a mais do que Danielle Cuttino.
– O nosso time foi bem em todos os fundamentos: saque, passe e bloqueio. E tivemos a oportunidade de dar chance para algumas jovens para que ganhassem ritmo neste tipo de competição – comentou Kwiek.
Na semifinal, neste sábado, as donas da casa enfrentarão o Canadá. Já as americanas terão pela frente o México. Nesta sexta-feira, as mexicanas ficaram com o terceiro lugar na fase de classificação com o triunfo no tie-break sobre as canadenses, parciais de 26-24, 22-25, 25-22, 17-25 e 15-12.