A República Dominicana é a última seleção classificada para as quartas de final do torneio feminino de vôlei nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta segunda-feira, vitória no confronto direto com o Japão por 3 sets a 1, parciais de 25-10, 25-23, 19-25 e 25-19.
Com o resultado, o time dirigido pelo brasileiro Marcos Kwiek garantiu o quarto lugar do Grupo A, deixando as eliminadas donas da casa em quinto. Na próxima fase, a Rainhas do Caribe terão um interessante confronto com os Estados Unidos, líderes do Grupo B.
Para o jogo decisivo, o treinador mexeu novamente na escalação titular, uma constante em Tóquio. Brayelin Martinez e Yonkaira Peña começaram no banco de reservas. Bethania De La Cruz e Prisilla Rivera voltaram a ser escaladas, com Gaila Gonzalez jogando na saída de rede.
As alterações fizeram o time dominicano ser dominante no primeiro set, com um impressionante 25-10. No segundo, com o Japão mais eficiente no passe e na virada de bola, o esperado equilíbrio apareceu. Mas não o suficiente para igualar o placar. Na base do tudo ou nada, as japonesas foram melhores na terceira parcial. Kwiek, então, apostou em Brayelin Martinez para a sequência do duelo, com a jogadora do Dentil/Praia Clube ajudando no ataque para o fechamento da partida em 3 a 1. A destacar o desempenho coletivo do block, com 11 pontos caribenhos.
Pri Rivera terminou com 17 pontos, seguida por De La Cruz (14, cinco deles no bloqueio) e pela própria Brayelin (12). A maior pontuadora do confronto foi Sarina Koga, com 22.
As últimas imagens da transmissão oficial mostravam várias jogadoras japonesas inconsoláveis, chorando na Ariake Arena.