Duas vitórias seguidas no terceiro bloco de jogos fizeram a República Dominicana entrar na briga por um lugar nas semifinais da Liga das Nações feminina.
Depois do triunfo sobre a Turquia, a equipe dirigida pelo brasileiro Marcos Kwiek derrotou a Tailândia, nesta terça-feira, por 3 sets a 0, parciais de 25-16, 25-17 e 25-23. O resultado fez as dominicanas chegarem ao sexto lugar, com cinco triunfos e quatro derrotas. Holanda e Japão, com uma vitória a mais cada, ainda jogam na rodada diante de Canadá e Polônia, respectivamente (confira a classificação da VNL feminina).
O bloqueio foi um fundamento decisivo para a República Dominicana nesta terça, com 11 pontos marcados, contra apenas três das tailandesas. A veterana Annerys Vargas fez cinco deles.
Repetindo a atuação decisiva da véspera, contra as turcas, a ponteira Yonkaira Peña voltou a ser a maior pontuadora das caribenhas, com 18 acertos, 16 deles no ataque. A oposto Brayelin Martinez, mesmo jogando apenas dois sets, veio na sequência, com 12, sendo dez deles feitos na segunda parcial. Pela Tailândia, a capitã e central Pleumjit terminou com 12.
No sábado, as dominicanas voltarão à quadra para o duelo com a Itália. Na sequência, em busca da aproximação ao G4, terão pela frente China, provavelmente com Ting Zhu, e Holanda. Na última semana da fase de classificação, as adversárias serão Japão, Sérvia e Alemanha.