A República Dominicana vai se transformando em uma pedra no sapato da Sérvia. Nesta quinta-feira (18/7), a equipe dirigida por Marcos Kwiek venceu as campeãs do mundo por 3 sets a 2, em duelo de viradas, com parciais de 25-21, 11-25, 25-27, 25-23 e 16-14.
O duelo de hoje foi válido pelo torneio Agata Mroz, na Polônia, quadrangular amistoso na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris. E ele significou o quarto triunfo das dominicanas sobre as sérvias desde o ano passado. Os demais aconteceram no Pré-Olímpico e duas vezes na Liga das Nações.
O resultado desta quinta-feira impressiona ainda pela poder de reação das caribenhas. Elas perdiam o jogo por 2 a 1 e por 20-16 no quarto set.
E não dá para dizer que a vitória aconteceu pelo fato de a maior protagonista estar ausente. Tijana Boskovic marcou “apenas” 35 pontos hoje: 30 no ataque, com 49% de aproveitamento, quatro aces e um block.
Além da oposta, Giovanni Guidetti escalou como titulares as seguintes jogadoras: Drca-Zivkovic, Uzelac, Busa, Aleksic, Stevanovic e Jegdic. A ponteira ex-Fluminense colaborou com 16 pontos, todos no ataque, com 47% de acerto.
Kwiek, por sua vez, mandou para a quadra a formação inicial da República Dominicana com Marte, Tapia, Brayelin Martinez, Peña, Jineiry Martinez, Eve e Castillo.
A jovem oposta Tapia, que jogou no lugar de Gaila Gonzalez, liderou o time na pontuação com 18 pontos. Peña fez 15, um a mais do que Brayelin, que no tie-break foi trocada por Guillen.
No fechamento da rodada de hoje, as polonesas, donas da casa, duelam com a França. Um esperado triunfo do time de Stefano Lavarini o deixará na liderança isolada do torneio.