O Pacaembu Ribeirão salvou 7 match points no quarto set e 3 no tie-break para derrotar o Sesi SP por 3 a 2, de virada – parciais de 25-21, 22-25, 17-25, 32-30, 22-20 -, na noite desta quinta-feira, no Ginásio Cava do Bosque, em Ribeirão Preto, em partida válida pela nona rodada do returno da Superliga Masculina de Vôlei 2020/21 e adiada por conta dos casos de coronavírus no time da capital.
O resultado não alterou a posição dos dois times na tabela. Já rebaixado, Ribeirão segue na lanterna, agora com 11 pontos, dois a menos que o Caramuru, vice-lanterna. Se tivesse ganho, mesmo no tie-break, o Sesi SP teria escapado matematicamente do descenso, mas ele não deverá ter problemas se garantir na primeira divisão. O time do técnico Marcelo Negrão é o décimo colocado, com 16 pontos, a três do Caramuru. Veja aqui a classificação.
O Sesi SP só cai se acontecer a seguinte combinação de resultados: o Caramuru vencer o Vôlei Renata por 3 a 0 ou 3 a 1 na rodada de encerramento da Superliga, sábado, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, e se a equipe da Vila Leopoldina perder os seus próximos dois compromissos também por 3 a 0 ou 3 a 1: Vedacit Guarulhos, sábado, em Guarulhos, e o EMS Taubaté Funvic, na segunda-feira. Nesse caso, Sesi SP e Caramuru vão empatar em número de pontos (16) e a equipe do Sul se salvaria do rebaixamento, por ter uma vitória a mais. Confia aqui a programação da semana e as transmissões.
O oposto Darlan foi o maior pontuador do jogo, com 37 pontos – 36 de ataque, com 60% de aproveitamento e 1 de saque). O ponteiro André foi o maior pontuador de Ribeirão, com 21 acertos (14 de ataque, com 52% de aproveitamento e 4 de saque) e ficou com o Troféu Viva Vôlei. No entanto, ele passou o prêmio para o levantador Ramon.
Outros destaques dos donos da casa foram o oposto Renan, com 20 pontos, o ponteiro Roberval, com 14. Murilo voltou a jogar como ponteiro e marcou 8 pontos, com 53% de aproveitamento no ataque.
No quarto set, o Sesi chegou a abrir 24 a 20 para fechar o jogo em 3 a 1, mas viu o rival salvar 7 match points para vencer o set por 32 a 30 e forçar o tie-break. No quinto set, o Sesi comandou o placar e fez 14 a 13, mas também não conseguiu fechar e acabou derrotado por 32 a 30, numa parcial de muitos bons ralis.
Ribeirão marcou 71 pontos de ataque, contra 67 do Sesi SP; Foram 8 aces dos donos da casa – boa parte no quarto set – contra apenas 2 dos visitantes; a equipe do interior marcou 9 pontos de bloqueio, contra 12 dos rivais e cedeu 37 pontos em erros contra 33 do Sesi SP.