Os italianos Adrian Carambula e Enrico Rossi terão um dos maiores vencedores da história do vôlei de praia como treinador a partir de 2022: o brasileiro Ricardo Santos, recém-empossado como integrante do Hall da Fama do esporte.
O início do trabalho está marcado para o próximo mês de janeiro, visando a classificação da dupla para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
– Já estamos conversando há um tempo. Sei que ele tinha algumas outras propostas em cima da mesa, mas acho que ele realmente acredita na nossa dupla e que pode nos guiar por um projeto de sucesso – disse Carambula, conhecido no Circuito Mundial como o “Sr. Skyball”, por conta do saque Jornada nas Estrelas.
Ricardo disputou quatro Jogos Olímpicos, ganhando ouro em Atenas-2004, prata em Sydney-2000 e bronze em Pequim-2008. O brasileiro também conquistou o título mundial em 2003, além de três pratas. No Circuito Mundial, foram seis conquistas. Ele jogou pela última vez no Circuito Mundial em março de 2019, mas não se aposentou completamente como atleta. O brasileiro de 46 anos ainda compete na AVP, nos EUA.
– Ele foi um vencedor como jogador, então sei que ele tem a fórmula para construir uma equipe vencedora. Ele tem muita experiência e, para nós, é uma honra. A primeira vez que pesquisei uma partida de vôlei de praia no Google, o primeiro vídeo que cliquei foi dele e de Emanuel jogando a final olímpica de Atenas-2004 contra a Espanha. Portanto, tê-lo como nosso treinador agora é um privilégio e uma honra, e assim que oficializamos isso nos deu muita energia. Mal podemos esperar para começar – comentou Carambula.
Já Rossi lembrou das raízes brasileiras ao comentar sobre o novo treinador:
– Só quero dizer que estou muito feliz por ter Ricardo como treinador, porque para mim e para todos ele é uma lenda. Minha mãe é do Brasil, então eu sou meio-brasileiro, e quando era mais novo vi algumas partidas dele com meu pai. Agora é incrível que depois de 15 anos ou mais eu tenha Ricardo como treinador. Mal posso esperar para começar – disse o atleta.
As primeiras atividades do novo time serão no Brasil:
– Depois do Ano Novo, iremos para João Pessoa, onde Ricardo mora. Ele tem seu próprio pessoal e todas as instalações, então vamos ter uma orientação muito boa. Acredito que falaremos principalmente em português e isso é outra coisa que nos entusiasma. Falo um pouco, Enrico fala muito mais, então será mais uma oportunidade de falar em um idioma diferente e, espero, aprender a ponto de podermos nos comunicar com fluência – revelou Carambula.
Ricardo também está animado com o que virá pela frente:
– Carambula me convidou para fazer parte dessa aventura, visando o Paris-2024. Tenho treinado nos Estados Unidos e a oportunidade de voltar ao nível internacional em uma nova função me tocou muito. Tenho certeza de que será uma experiência incrível e farei o meu melhor para formar uma equipe ainda mais forte. Acho que o desafio de melhorar como treinador é o que mais me motiva. Acredito que posso ter uma carreira de sucesso como treinador, principalmente com esta equipe. Não ouvi nada além de grandes coisas sobre os jogadores e isso só me deixou mais confiante e animado com esta oportunidade.