A brasileira Rosamaria teve mais uma atuação individual relevante no Campeonato Italiano feminino 2022/2023. Neste domingo (27/11), fora de casa, em Firenze, a oposta marcou 21 pontos para o Busto Arsizio na vitória no tie-break sobre o favorito Scandicci, parciais de 25-18, 20-25, 23-25, 25-11 e 15-12.
Além de ter sido a jogadora com maior número de pontos de ataque na partida (16), Rosamaria também teve desempenho destacável no bloqueio: foram cinco acertos no fundamento. Ela foi eleita a MVP.
O cartão de visitas de Rosamaria foi um primeiro set primoroso, com nove pontos marcados. Ela totaliza na segunda parcial apenas um erro cometido. O jogo ficou equilibrado, com o Scandicci conseguindo a virada, mas sendo completamente atropelado pelo Busto no quarto set, com uma atuação coletiva irrepreensível. Mostrando mais maturidade e consistência, as visitantes mantiveram o ritmo para fechar no tie-break.
As outras quatro atacantes titulares chegaram aos dois dígitos de pontuação pelo Busto: as centrais Katerina Zakchaiou (16) e Rossella Olivotto (10) e as ponteiras Loveth Omoruyi e Alice Degradi, com 14 cada. Pelo Scandicci, Ting Zhu fez 11 pontos, todos no ataque, ficando atrás da central Haleigh Washington (15) e da oposta Ekaterina Antropova (13).
O resultado impediu o Scandicci de assumir a vice-liderança do Italiano, chegando aos 20 pontos, com quatro vitórias e três derrotas. Já o Busto ganhou em terceira em nova rodadas, totalizando oito pontos, ainda cinco atrás do G8, a zona de classificação para os playoffs.
Em outro tie-break na rodada, o Bergamo, de Lorrayna, perdeu para o Macerata com parciais de 25-18, 25-18, 19-25, 16-25 e 15-13. A oposta brasileira foi titular, mas acabou substituída e terminou o duelo com apenas sete pontos (seis no ataque e um no saque).