Após deixar antecipadamente a bolha de Rimini, ainda durante a fase de classificação da Liga das Nações, o oposto/central Muserskiy vai mesmo desfalcar a Rússia nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O nome dele não está entre os 14 convocados para a reta final de treinamento dos russos. A saída precoce de Muserskiy gerou especulações sobre a gravidade da lesão na mão. De acordo com o ex-jogador Sergei Tetyukhin, agora gerente geral de seleções, o ex-companheiro teve um problema no cotovelo e não terá tempo hábil para se recuperar, perdendo a segunda edição olímpica consecutiva. Na Rio-2016, Muserskiy se ausentou por problemas nos joelhos.
Na lista do técnico finlandês Tuomas Sammelvuo, algumas posições parecem definidas, com os últimos cortes devendo acontecer entre os centrais (quatro para três vagas) e entre os líberos (duas opções para um lugar).
Confira a convocação russa:
Levantadores: Igor Kobzar e Pavel Pankov
Opostos: Maxim Mikhaylov e Victor Poletaev
Pontas: Denis Bogdan, Dmitry Volkov, Egor Kliuka, Yaroslav Podlesnykh
Centrais: Ilya Vlasov, Artem Volvich, Ilyas Kurkaev, Ivan Yakovlev
Líberos: Evgeny Baranov e Valentin Golubev
Em Tóquio, a seleção russa jogará no grupo de Brasil, EUA, Argentina, França e Tunísia. O torneio começará em 24 de julho. Na VNL, a Rússia, então bicampeã, ficou na quinta colocação, perdendo a classificação para a semifinal por um mísero set.