A Rússia espera a volta para o país de todos os atletas atuando atualmente no exterior. Segundo informam agências de notícias internacional, a decisão foi tomada nesta terça-feira, após uma reunião do Conselho do Ministério do Esporte da Federação Russa, com vice-primeiro-ministro russo Dmitry Chernyshenko.
De acordo com as autoridades locais, 1909 russos em 38 esportes estão atualmente fora da Rússia. No vôlei, algumas são ou foram destaques da seleção feminina, como Fedorovtseva e Lazareva no Fenerbahce (TUR), Kosheleva em recuperação de cirurgia no joelho no Vallefoglia (ITA), Shcherban no Casalmaggiore (ITA), e até jovens ainda não utilizadas na seleção adulta, como Antropova do Scandicci (ITA).
– Agora precisamos repatriar rapidamente nossos atletas do exterior sem colocar sua saúde e suas vidas em risco – disse Oleg Matytsin, ministro do Esporte.
A alta cúpula do esporte russo voltará a se reunir na quinta-feira para discutir as sanções da comunidade esportiva internacional.
– Trabalhamos em um ano difícil de covid, nossos atletas não puderam participar de todos os eventos. No entanto, este ano não será mais fácil para nós devido às sanções propostas pelo COI. Falaremos sobre eles com mais detalhes no Comitê Executivo do Comitê Olímpico Russo – finalizou.
Nesta terça-feira, a Confederação Europeia de Vôlei (CEV) anunciou a proibição de times russos seguirem jogando as competições continentais.