A seleção feminina da Rússia conseguiu uma grande virada na segunda rodada na Liga das Nações (VNL), nesta quarta-feira, em Rimini (ITA). Depois de perderem os dois primeiros sets para a Bélgica, as russas reagiram e fecharam o jogo em 3 a 2, parciais de 23-25, 21-25, 25-19, 25-19 e 15-8.
Velhas conhecidas da torcida, Goncharova e Kosheleva tiveram atuações decisivas na partida. A oposto Goncharova foi a maior pontuadora russa, com 24 acertos, 20 deles no ataque, seis deles no tie-break. Já Kosheleva anotou 12, sendo seis deles no bloqueio, o melhor número de uma atleta no fundamento. A ponteira, com passagem pelo Sesc RJ, começou o duelo europeu como titular, ficou fora no segundo set, fez uma entrada no terceiro e voltou a ser titular nas duas últimas parciais.
A jovem Arina Fedorovtseva, 17 anos, saiu jogando no segundo e terceiro sets, no lugar de Kosheleva, e somou dez pontos. Na temporada 2021/2022, ela jogará com a brasileira Ana Cristina no Fenerbahce, da Turquia.
Pelo lado belga, a ponteira Britt Herbots somou 29 pontos, a maior pontuação na edição de 2021 da Liga das Nações até agora. Apenas no primeiro set, ela teve 11 acertos.
Foi a segunda vitória da Rússia e a segunda derrota da Bélgica na competição. Nesta quinta-feira, as russas enfrentarão a Holanda, às 7h (de Brasília), enquanto as belgas abrirão a rodada, às 5h, diante da Alemanha.