X

Russo tem suspensão por doping confirmada

Butko é mais um campeão olímpico em 2012 com doping confirmado. O russo ficará 15 meses afastado do vôlei profissional
Autor:

Compartilhe:

O processo sobre o caso de doping envolvendo o levantador russo Alexander Butko foi encerrado nesta semana. O atleta chegou a um acordo com a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para uma suspensão de 15 meses a partir de 1 de janeiro deste ano. Assim, eles poderá voltar às quadras em 1 de abril de 2023.

Assim como aconteceu com seu companheiro de seleção Dmitry Muserskiy, Butko teve o doping confirmado em uma amostra colhida em 30 de abril de 2014, em uma partida do Campeonato Russo. Na ocasião, ele havia testado positivo para trimetazidina, uma droga com efeitos estimulantes, mas a amostra havia sido “escondida” pelo laboratório de Moscou encarregado das análises. Só depois do caso internacional que explodiu em 2019, com a descoberta dos dados ocultados pela agência antidoping russa, é que os antigos testes foram trazidos à tona pela Agência Mundial Antidopagem, a Wada.

Por conta deste esquema de ocultação de casos de doping, a Rússia foi punida antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, com algumas modalidades liberadas para atuar sem a bandeira do país.

Butko, atualmente com 36 anos, fazia parte da seleção russa campeã olímpica em 2012, em Londres, em vitória de virada sobre o Brasil. Seu último time foi o Kuzbass Kemerovo.

 

Tags: Rússia

Últimas notícias