Numa prévia da rivalidade que vai acontecer na Superliga e que provavelmente será a decisão do Estadual deste ano, Sada Cruzeiro e Fiat/Gerdau/Minas fizeram um belo jogo no ginásio do Riacho, em Contagem (MG), na noite desta quarta-feira, pela segunda fase do Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei. E a vitória foi dos donos da casa, que ganharam os dois primeiros sets, permitiram o empate da equipe da capital, mas foram melhores no tie-break para vencer com parciais de 25-17, 25-13, 21-25, 22-25, 15-11. Na abertura da rodada, o América Montes Claros derrotou o Azulim Gabarito Uberlândia por 3 a 1.
O Sada Cruzeiro volta a jogar nesta quinta-feira, às 19h, contra o Olympico Apan Eleva, novamente no Ginásio. O Minas tem pela frente o Uberlândia, na sexta-feira, no mesmo horário e local. A TVN Sports transmite os confrontos. Confira aqui a programação dos jogos de vôlei nesta semana na TV. Foi o primeiro jogo da temporada com a presença de público.
O ponteiro cubano Lopez foi o maior pontuador do jogo, com 18 pontos. Leandro Vissotto foi o destaque do Minas, com 17 acertos.
O Minas ainda não conta com o central Maurício Souza. William também segue no banco. Everaldo tem sido a opção do técnico Fernando Martins no time titular. O Sada Cruzeiro começou o jogo com: Cachopa, Wallace, Isac, Otávio, Rodriguinho, Lopez e Lukinha (líbero). O Minas foi escalado com: Everaldo, Leandro Vissotto, Juninho, Matheus Pinta, Honorato, Leozinho e Maique (líbero).
A partir da final do segundo set, no entanto, o Minas mudou seus dois ponteiros, colocando Lucas e Marcus em quadra. Os dois jogadores deram mais consistência ao passe minastenista e foram bem no ataque.
O Sada Cruzeiro mostrou mais entrosamento e organização em quadra. Nos dois primeiros sets, o Minas abusou dos erros, principalmente no ataque. Vissotto cometeu seis pontos no fundamento na primeira parcial. Na segunda, nada funcionou no lado da equipe da capital e o Sada Cruzeiro impôs o seu jogo ofensivamente muito agressivo.
No terceiro set, o Minas diminuiu os erros e equilibrou o jogo. Vissotto entrou na partida e começou a pontuar bem. O Sada Cruzeiro, ao contrário, passou a errar mais. A quarta parcial foi a mais equilibrada. O bloqueio minastenista amorteceu os ataques rivais e pontuou nos contra-ataques. No tie-break, o Sada Cruzeiro abriu logo 5 a 1 e controlou os erros. Cachopa usou bem os seus centrais para fechar o quinto set em 15 a 11 e o jogo por 3 a 2.
– Todo jogo contra o Minas é difícil e é um jogo que nos dá a base do que precisa ser melhorado – disse o ponteiro Rodriguinho, do Sada Cruzeiro, em entrevista à TV NSports depois do jogo.
O técnico Filipe, que até a temporada passada era jogador do Sada Cruzeiro – time que defendeu por 12 anos – comentou sua estreia como treinador em um clássico contra o Minas, clube que também jogou.
– Nos dois primeiros sets a gente conseguiu aniquilar o ataque do Minas, mas no segundo a gente parou de raciocinar. No quinto set, a gente retomou a consciência e nosso time voltou a jogar. Tudo para mim está sendo diferente. Está sendo um grande aprendizado. Antes eu recebia toda a informação, agora tenho de analisar taticamente tudo. Ainda estou aprendendo, mas estou acelerando esse processo para tornar a situação mais fácil para os atletas. Eu já tinha uma boa relação com o time, como ex-capitão. E eles abraçaram o novo projeto. Isso pra mim foi muito positivo – disse Filipe, que substituiu o técnico argentino Marcelo Mendez, que ficou à frente do Sada Cruzeiro por 11 anos.
O técnico do Minas, Fernando Martins, analisou a derrota:
– Existem derrotas e derrotas. Essa derrota hoje a gente sai um pouco satisfeito, um pouco feliz pelo poder de reação da equipe. No início a gente entrou respeitando muito o Sada Cruzeiro. O Sada Cruzeiro é uma grande equipe, uma equipe multicampeã, mas o Minas também é grande. O Minas é o clube mais tradicional do Brasil e eles precisam saber onde eles estão. Conversei com os meninos e falei para eles jogarem com alegria, sem responsabilidade, falei para eles encherem o braço. Saímos daqui com um ponto que pode ser muito importante lá na frente. A gente tem muita coisa boa ainda neste campeonato e na temporada toda – disse Pirata, que substitui Nery Tambeiro, que está com a Seleção Masculina sub-21 no Mundial da categoria.
– É uma responsabilidade muito grande substituir o Nery. Mas não mudou muita coisa . Só muda porque o Nery é um pouco mais calmo do que eu na quadra – brincou o treinador.
Pirata comentou a entrada dos jovens Lucas e Marcus a partir do segundo set:
– No segundo set eu coloquei os dois no início do terceiro set, acho que eles iriam demorar um pouco para entrar no jogo. Como o segundo set já estava praticamente perdido, os coloquei para eles irem entrando no clima do jogo. Mas a entrada deles já estava planejada. Ainda bem que deu certo. São meninos que foram meus atletas na base, eles têm um potencial enorme. Tomara que esse desempenho hoje faça eles virarem a chavinha e eles se tornem grandes jogadores – completou o treinador.
Sada Cruzeiro: Cachopa, Wallace, Rodriguinho, López, Isac, Otávio e o líbero Lukinha. Entraram: Oppenkoski, Pedro e Lucas Lóh. Técnico: Filipe Ferraz.
Fiat Gerdau Minas: Everaldo, Vissotto, Leozinho, Matheus Pinta, Juninho, Matheus Pinta e o líbero Maique. Entraram: Lucas, Michael e Marcus. Técnico: Fernando Martins.
Confira abaixo a tabela do Campeonato Mineiro:
Quarta-feira (29/09)
Montes Claros América 3 x 1 Azulim Gabarito Uberlândia (25-23, 25-21, 19-25 e 25-16)
Sada Cruzeiro 3 x 2 Fiat Gerdau Minas ( 25-17, 25-13, 21-25, 22-25, 15-11)
Olympico Apan Eleva 3 x 0 Uberlândia Vôlei Praia Clube (25-21, 30-28 e 25-19)
Quinta-feira (30/09)
17h – Brasília Vôlei x Montes Claros América
19h – Olympico Apan Eleva x Sada Cruzeiro
Sexta-feira (01/10)
17h – Sada Cruzeiro x Brasília Vôlei
19h – Azulim Gabarito Uberlândia x Fiat Gerdau Minas
Sábado (02/10)
17h – Sada Cruzeiro x Azulim Gabarito Uberlândia
19h – Fiat Gerdau Minas x Montes Claros América
Segunda-feira (04/10)
19h – Uberlândia Praia Clube x Fiat Gerdau Minas
Quinta-feira (07/10): Semifinais
Sexta-feira (08/10): Final