O Sada Cruzeiro é agora pentacampeão da Supercopa masculina. Neste domingo, no Ginásio Geraldão, no Recife (PE), conquista da edição de 2022 da competição com a vitória sobre o Itambé Minas por 3 sets a 0, parciais de 25-19, 25-14 e 25-18.
A competição entre os vencedores da Superliga e da Copa Brasil da última temporada já havia sido vencida pela Raposa em 2021, 2017, 2016 e 2015.
As parciais da final ajudam a entender como o Sada Cruzeiro foi dominante. A virada de bola teve percentuais bem consideráveis, principalmente com Wallace e Lopez, o saque conseguiu dificultar a vida do adversário, fazendo com que o Minas estivesse sempre sob pressão. Com exceção do terceiro set, o Minas não conseguiu imprimir seu ritmo. Para piorar, foram muitos pontos em erros dados de graça no saque e no ataque. O melhor momento da equipe aconteceu com o jovem Arthur Bento, 18 anos, em quadra. Vale lembrar que o cubano Elian, um dos reforços para a temporada, não esteve à disposição por conta de problemas musculares.
Lopez terminou a final com 15 pontos. Wallace, autor de 13, foi eleito o melhor em quadra. Os dois times voltam o foco agora para a sequência do Campeonato Mineiro, com jogos já no decorrer da semana. Até agora, Sada Cruzeiro e Itambé Minas estão invictos no Estadual.
Sada Cruzeiro: Uriarte, Wallace, Lopez, Rodriguinho, Otávio, Lucão e Lukinha (líbero). Técnico: Filipe Ferraz
Itambé Minas: William, Leandro Vissotto, Honorato, Marcus, Matheus Pinta, Kelvi e Maique (líbero). Entraram: Saliba, Rendrick, Juninho e Arthur Bento, Henrique. Técnico: Nery Tambeiro.
HOMENAGEM
Antes da partida, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) prestou uma homenagem aos vice-campeões olímpicos em Londres-2012. Dos 12 jogadores, cinco estiveram presentes no Geraldão. Lucão, Wallace e Vissotto, que disputaram a Supercopa, além de Rodrigão e Thiago Alves. Eles receberam um troféu como lembrança pela campanha. Os demais medalhistas de prata em Londres são Bruninho, Sidão, Giba, Murilo, Escadinha, Ricardinho e Dante.