O Sada Cruzeiro jogará nesta sexta-feira (16/2) pelo seu décimo título sul-americano. o oitavo consecutivo. Na edição de 2024, em Blumenau (SC), o time de Filipe Ferraz se garantiu na final ao vencer a Apan/Roll-on, dona da casa, por 3 sets a 0, parciais de 25-18, 25-19 e 25-15, na primeira semi desta quinta-feira.
De quebra, o time mineiro garantiu presença em mais um Campeonato Mundial de Clubes. Na decisão continental, o Sada Cruzeiro enfrentará o vencedor de Farma Conde/São José e Ciudad, da Argentina, que jogam ainda nesta noite. A final está marcada para as 18h30, com transmissão pelo Sportv2 e YouTube da Voleysur.
A conquista da vaga na final do Sul-Americano foi até tranquila. Do início ao fim, o Sada Cruzeiro dominou as ações diante do rival de Blumenau. Com exceção de Lucão, ainda se recuperando de cirurgia na mão, Filipe teve todos os demais titulares à disposição.
Individualmente, o ponteiro Vaccari foi destaque no início da partida, com alto aproveitamento no ataque e boa passagem pelo saque. No segundo set, o Sada Cruzeiro demorou um pouco mais para conseguir abrir frente, já que viu a eficiência do seu saque diminuir bastante. Na última parcial, o início dos mineiros foi avassalador. Mas a proximidade da final fez o time relaxar e permitir a reação catarinense. O susto, porém, foi rápido, com o Sada voltando a dominar as ações.
Já a Apan, que veio de uma maratona contra o Ciudad na noite de ontem, sentiu o aspecto físico. André Donegá fez várias modificações na equipe, ciente de que a manutenção na elite da Superliga é a prioridade para as próximas semanas. Amanhã, às 16h, o time jogará pelo terceiro lugar do Sula contra o perdedor de São José x Ciudad.