O Sada Cruzeiro finalizou, na noite desta quinta-feira, 1/9, a série de amistosos contra a seleção sub-23 da Argentina. O placar marcou 2 a 2 na quarta-feira, com 23-25, 25-23, 22-25 e 25-23, e, hoje, com o time mais entrosado, os comandados por Filipe Ferraz fizeram 3 sets a 1, com 25-19, 25-22, 21-25 e 25-19. Placar final: 5 a 3 para os brasileiros no Ginásio do Riacho, em Contagem.
As comissões técnicas acordaram previamente jogar quatro sets nas duas partidas, que para os donos da casa serviram como preparação para o Campeonato Mineiro. Em quadra, no Riachão, o elenco da Raposa foi composto por muitos jovens da base. Além dos atletas que estão com as seleções de Brasil e Cuba, o Sada Cruzeiro também não pôde contar com dois jogadores. O central Otávio teve um problema na panturrilha direita no começo da semana e foi desfalque, assim como o líbero Lucas Bauer, que se recupera de um estiramento na coxa direita.
Maior pontuador no amistoso de quarta-feira, com 16 acertos, e nove pontos no segundo confronto, o oposto Oppenkoski celebrou a oportunidade de jogar.
– É muito bom estar dentro de quadra. O que a gente faz a semana toda, ralando bastante, é pra estar em quadra, jogando. E treinar é diferente, não é a mesma coisa. Então esses amistosos foram muito bons, pra nos ajudar a preparar para o Mineiro. A ausência dos outros atletas representa também a oportunidade da gente jogar, de mostrar pro Filipe o que podemos fazer. E quem sabe quando todos estiverem aqui, talvez até jogar mais – disse o jovem oposto.
No segundo confronto, os ponteiros cruzeirenses se destacaram no marcador. Vaccari foi o maior pontuador, com 16 pontos, além dos 13 que tinha marcado na estreia com a camisa celeste.
– É uma sensação ótima. Ainda não é jogo oficial, mas vestir a camisa do Sada Cruzeiro pela primeira vez é bom demais. É muito bom voltar a jogar, com uma pressão sobre os erros, e tendo a chance de conhecer melhor uns aos outros. Só no treino a gente não consegue perceber bem o que precisa melhorar – destacou.
Os argentinos se preparam para o classificatório para os Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. O treinador Pablo Rico falou sobre a oportunidade de enfrentar os cruzeirenses.
– Tínhamos combinado jogar quatro sets nos dois jogos. Sabíamos o time que iríamos enfrentar, que os brasileiros ainda estão começando os trabalhos, mas sabemos também da força do Sada Cruzeiro, que são campeões do mundo e isso é algo muito grande. Assim, aproveitamos esse momento para enfrentar esse time espetacular e ajudar nosso grupo na preparação – disse o técnico argentino.