O Sada Cruzeiro repetiu o resultado e o placar o turno e derrotou o Vôlei Renata por 3 sets a 0 – parciais de 25-23, 25-16, 28-26 – na noite deste domingo, no Ginásio do Taquaral, em Campinas (SP), pela segunda rodada do returno da Superliga Masculina de Vôlei 2021/22 e se manteve na vice-liderança com 29 pontos em 12 jogos – atrás do líder Fiat Gerdau Minas, que está invicto, com 33 pontos em 11 jogos e ainda não jogou este ano por conta dos casos de covid na equipe.
Com a derrota, o Vôlei Renata perdeu a oportunidade de voltar para o G4 e subir para a terceira colocação. O time campineiro segue em quinto, com 23 pontos. O oposto Wallace, do Sada Cruzeiro, foi o maior pontuador do jogo, com 19 pontos (todos de ataque) e ficou com o Troféu Viva Vôlei.
– Cada jogador que está aqui dentro sabe do seu papel e da sua responsabilidade. Acho que é o que faz o nosso time ser grande. A equipe de Campinas sempre dá trabalho. Vamos brigar até o fina desse segundo turno para terminar em primeiro – disse o campeão olímpico.
O ponteiro Rodriguinho foi o segundo maior pontuador do Sada Cruzeiro, com 12 pontos (11 de ataque e 1 de bloqueio), xxx e do jovem Matias, atleta revelado na base do Sada Cruzeiro, que contribuiu com 10 pontos. Isac fez 11 (3 deles de bloqueio).
O técnico Filipe Ferraz não pôde contar com o ponteiro cubano Lopez, que testou positivo para o covid. Lucas Loh sentiu sintomas de gripe e, mesmo sem ter sido testado, foi poupado. Os ponteiros do time mineiro hoje foram Matias e Rodriguinho.
Pelo time anfitrião, o ponteiro Adriano marcou 13 pontos e foi o destaque. O levantador argentino González começou no banco de reservas e entrou durante um tempo, mas não pôde ajudar muito o time. Ele teve covid e só voltou a treinar com o grupo na última sexta-feira.
– Pesou muito o aspecto físico. Três jogadores voltando sexta-feira do covid, ficaram muito tempo parados. Temos de esquecer, recuperar o vigor físico. Lamentavelmente vários jogadores tiveram covid no nosso time. Mas não tem o que fazer. Joguei só um set e parece que joguei um tie-break. Mas agora vamos pensar no jogo de quarta-feira, que é muito importante para nós – disse o capitão do Vôlei Renata.
O Vôlei Renata começou bem a partida e manteve o Sada Cruzeiro perto do placar no primeiro set. Vencia a parcial por 23 a 21, mas acabou levando a virada e perdeu por 25 a 23 em dois ataques do Wallace, que fez 8 pontos no set.
A equipe mineira dominou o segundo set imprimindo o seu ritmo forte no saque e fazendo boa leitura do ataque campineiro no bloqueio, pontuando nos contra-ataques. O jogo voltou a ser equilibrado no terceiro set, com os dois times se alternando no placar. Os donos da casa venciam por 22 a 21, sofreram a virada, mas depois recuperaram a vantagem e tiveram o set point. No entanto, em dois contra-ataques com Wallace e Otávio, o Sada Cruzeiro fechou a parcial em 28 a 26, encerrando a partida em 3 a 0.
Os dois times voltam as atenções agora para a Copa Brasil. Na quarta-feira, pelas quartas de final da competição – jogo único e eliminatório -, o Vôlei Renata recebe a Apan Eleva Blumenau, às 21h30, no Ginásio do Taquaral, com transmissão pelo SporTV. Na quinta-feira, o Sada Cruzeiro enfrenta o Farma Conde São José, às 20h30, no Ginásio do Riacho, em Betim (MG), com transmissão pelo Canal Vôlei Brasil. Confira aqui a tabela da Copa Brasil Masculina. Veja também os jogos da Superliga e da Copa Brasil que serão transmitidos nesta semana.
VÔLEI RENATA: Cristiano, Evandro, Adriano, Temponi, Lucão, Judson e Alê (líbero). Entraram: Barreto, Nasser e González. Técnico: Marcos Pacheco
SADA CRUZEIRO: Cachopa, Wallace, Rodriguinho, Matias, Otávio, Isac e Lukinhas (líbero). Entraram: Lucas Bauer e Cledenilson, Guilherme. Técnico: Filipe Ferraz