O Sada Cruzeiro assumiu a liderança da Superliga masculina 2022/2023, neste domingo (27/11), graças ao triunfo sobre o Vôlei Renata por 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-19 e 25-22, no Ginásio do Riacho, em Contagem (MG). O resultado fez o time de Filipe Ferraz chegar aos 19 pontos, ultrapassando o próprio time de Campinas (16) e o então líder Itambé Minas (18). A considerar que os cruzeirenses possuem um jogo a mais do que os principais perseguidores: oito a sete.
Neste domingo, o Sada Cruzeiro precisou superar dois desfalques: o ponteiro Rodriguinho está com covid e vai recomeçar os treinamentos nesta semana, enquanto o central Lucão teve uma indisposição, com vômitos durante o dia. Vaccari e Cledenílson foram titulares. O cubano Lopez teve os mesmos sintomas de Lucão nos últimos dias, mas se recuperou em tempo para atuar.
O time da casa assumiu as rédeas do jogo na metade final do primeiro set, após algumas boas passagens pelo saque. O bloqueio conseguiu anular o ataque do Vôlei Renata, fechar a parcial e passar a ditar o ritmo. Três jogadores tiveram pontuações parecidas: Vaccari (14), Lopez (14) e Otávio (13, sendo seis no bloqueio). O ex-campineiro Vaccari foi eleito o melhor em quadra e faturou o Troféu VivaVôlei.
Pelo Vôlei Renata, que vinha de cinco vitórias seguidas, o oposto Felipe Roque foi o único a chegar aos dois dígitos de pontuação: 15, quatro deles no saque, mas tendo caído muito de rendimento nas duas últimas parciais. Os outros dois jogadores das extremidades tiveram dificuldade na virada de bola: Adriano anotou sete pontos, enquanto Lazo fez dois. Em um determinado momento do jogo, Horácio Dileo chegou a atuar com João Franck e Lima na posição de ponteiro.
O jogo foi ainda uma prévia da primeira rodada do Campeonato Mundial de Clubes. No dia 7 de dezembro, no Ginásio Divino Braga, em Betim, Sada Cruzeiro e Vôlei Renata voltarão a se enfrentar.