Uma das novidades do Osasco/São Cristóvão Saúde para a temporada 2025/2026, a oposta argentina Bianca Cugno ainda não está regularizada para estrear. E o motivo é uma nova regra da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Quando divulgou o calendário para o quadriênio 2025/2028, a entidade se comprometeu a aceitar um pedido dos atletas nas negociações: garantir um período de férias entre a temporada de seleções e a de clubes.
E, para cumprir a promessa, a FIVB avisou todas as federações nacionais que transferências internacionais de atletas estariam “suspensas” ao fim dos Mundiais de seleções. No feminino, a janela será aberta no próximo dia 6, segunda-feira. No masculino, a data é 20 de outubro.
Pela regra, Cugno também está fora da segunda semifinal do Paulista, na sexta-feira, contra o Paulistano Barueri.
Em uma comunicado enviado pela FIVB para todas as federações nacionais neste mês, o secretário geral Hugh McCutcheon reforça a importância de “cuidar da saúde e do bem-estar dos atletas, garantindo a pausa necessária ao fim da temporada de seleções, para que eles possam entregar o máximo”.
No documento, a Federação Internacional ainda pede para as confederações nacionais tomem o mesmo cuidado com os atletas que não se transferiram.