O Fenerbahce confirmou, nesta quinta-feira, a saída da ponteira americana Kelsey Robinson. É a terceira jogadora da posição a ter o desligamento oficializado pelo clube turco neste mercado de transferências. Anteriormente, o Fener já havia se despedido das sérvias Brankica Mihajlovic e Bianka Busa.
Sem o trio, o Fenerbahce abre espaço para anunciar as três substitutas para a posição: a brasileira Ana Cristina, ex-Sesc RJ Flamengo, a russa Arina Fedorovtseva, ex-Dínamo Kazan, e a turca Meliha Ismailoglu, do Vakifbank.
Uma mudança bem radical, já que o trio da temporada passada tem grande experiência internacional por clubes e respectivas seleções. No caso de Ana Cristina e Fedorovtseva, duas garotas de 17 anos, a temporada 2021/2022 será a primeira fora do país natal. Ambas são apontadas como fenômenos pela precocidade da estreia como adultas, depois de passagem relevante pelas categorias de base.
Resta saber como será a adaptação das jovens e como o técnico sérvio Zoran Terzic planeja formar a dupla titular, já que Ismailoglu, 11 anos mais experiente, deixa o Vakifbank com a expectativa de ganhar mais tempo em quadra. Vale lembrar que no Campeonato Turco apenas três estrangeiras poderão estar em quadra simultaneamente. Na Champions são cinco.
A reformulação no Fenerbahce também inclui a substituição de Melissa Vargas pela russa Anna Lazareva, além da contratação da central sérvia Mina Popovic. Referências históricas do clube, a levantadora Naz Aydemir e a central Eda Erden tiveram os vínculos renovados.
Já sobre o futuro, Robinson tem proposta para voltar a jogar no vôlei chinês ou se mudar para o Japão.