A Federação Turca de Vôlei anunciou, nesta terça-feira (27/12), Daniele Santarelli como o novo treinador da seleção feminina do país. Na nota oficial, além da longa lista de conquistas do italianos, poucos detalhes foram divulgados.
De acordo com a Turquia, “os detalhes do acordo serão anunciados na próxima semana em uma coletiva de imprensa a ser realizada em conjunto pelo presidente Mehmet Akif Ustundag e Daniele Santarelli”.
Em entrevistas às TV´s do país, o dirigente confirmou que serão dois anos de contrato até Paris-2024, com a possibilidade de renovação por mais quatro, até os Jogos de Los Angeles-2028.
Nos últimos dias, a imprensa local já dava o acerto como feito, citando uma proposta milionária, faltando apenas um acordo entre as federações turca e sérvia para a liberação de Santarelli, provavelmente com o pagamento de uma multa rescisória. O italiano tinha um contrato longo com as atuais campeãs mundiais, iniciado somente neste ano.
Santarelli foi contratado para substituir o compatriota Giovanni Guidetti, que é multicampeão pelo Vakifbank, mas não conseguiu colocar a Turquia no ponto mais alto do pódio nas grandes competições de seleções nos últimos anos.
Inclusive, Guidetti é apontado como provável substituto no comando da Sérvia. As atuais campeãs mundiais haviam trocado Zoran Terzic após os Jogos Olímpicos de Tóquio, iniciando a curta era Santarelli como o terceiro lugar na Liga das Nações e o bicampeonato mundial. Parecia o melhor cenário possível, até a Turquia aparecer no caminho e sacudir o mercado de treinadores.