O improvável se transforma cada vez mais em realidade no vôlei neste fim de ano. Pouco mais de dois meses depois de ser campeão mundial com a Sérvia, Daniele Santarelli está prestes a anunciado como novo treinador da seleção feminina da Turquia. O fim do desfecho foi divulgado pelo site Voleybol Magazin, na manhã desta sexta-feira (23/12).
Para deixar o enredo ainda mais apimentado, o substituto na seleção sérvia deve ser o compatriota Giovanni Guidetti, que treinava as turcas até o mês passado. De acordo com a mídia local, as tratativas avançaram nas últimas horas e devem ser oficializadas em breve.
2022 marcava apenas o primeiro ano do contrato de Santarelli com a Sérvia, em um ciclo olímpico mais curto, após dirigir a Croácia entre 2018 e 2021. E o resultado na primeira grande competição do ano, o Mundial, deu mostras que a substituição de Zoran Terzic tinha sido um enorme acerto. Antes na VNL, ele poupou Tijana Boskovic, a estrela da companhia, e mesmo assim conseguiu um lugar no pódio, com o terceiro lugar.
Mas o cenário mudou após a Turquia se separar de Giovanni Guidetti, insatisfeita com os resultados nas grandes competições, apesar dos elogios mútuos ao também comandante do Vakifbank. E a partir daí a federação local passou a mirar grande nomes para a substituição. A chinesa Lang Ping e o americano Karch Kiraly foram nomes citados recentemente.
Dirigentes turcos chegaram a dizer que a substituição seria anunciada até a disputa do Mundial feminino de clubes, em Antalya. Não aconteceu, mas a competição permitiu que Santarelli estivesse na Turquia durante a última semana. E saísse de lá com mais um título relevante no comando do Conegliano. E agora, dias depois, uma impensável troca tempos atrás parece ser questão de tempo.