O áudio de uma instrução do italiano Daniele Santarelli para o time da Turquia durante o primeiro set da vitória sobre o Brasil, nesta sexta-feira (30/6), em Bangkok, na Tailândia, pela terceira semana da Liga das Nações, foi destacada pela Volleyball World em suas redes sociais. E está repercutindo demais.
O técnico da Turquia, ao pedir para as jogadoras seguirem pressionando no saque, diz: “Elas não têm qualidade”. Santarelli falava sobre a linha de passe brasileira, que começou jogando com Gabi, Maiara Basso e Nyeme. E exigia de suas atletas que seguissem forçando o saque no confronto direto pelo terceiro lugar da VNL.
A postagem recebeu centenas de comentários, muitos deles de seguidores brasileiros. Muitos apontavam falta de respeito de Santarelli. Outras comparavam o histórico de conquistas de Brasil e Turquia no vôlei feminino. E, claro, ele também recebeu palavras de apoio de fãs.
Não é de hoje que a relação dele com o Brasil é problemática. Na passagem recente pela Sérvia, ele somou situações poucos amistosas com a comissão técnica brasileira em encontros em sessões de treinamento. Hoje, durante a transmissões, ele foi flagrado algumas vezes com sorrisos irônicos virado sempre para o lado verde-amarelo da quadra. Em um momento, ele questionou um pedido de desafio feito por José Roberto Guimarães, dizendo que era apenas um expediente para interromper o jogo e dar instrução para as jogadoras.