O Farma Conde/São José se garantiu, já na madrugada deste domingo (5/3), na final da Copa Brasil masculina de vôlei pela primeira vez na história. No encerramento da rodada dupla da semifinal, em Jaraguá do Sul (SC), vitória por 3 sets a 1 sobre o Itambé Minas, parciais de 25-18, 20-25, 29-27 e 25-19.
Na noite de hoje, a partir das 21h30, com transmissão pelo Sportv, acontece a final contra o Sada Cruzeiro, responsável por eliminar Suzano, em um jogo duríssimo, terminado apenas no quinto set.
O Farma Conde conseguiu impor sua superioridade no primeiro set a partir do saque. Com a estratégia de buscar Honorato no passe, alternando potência com bolas mais curtas, o time paulista teve o total controle das ações. O levantador Brasília ainda conseguiu jogar com a recepção nas mãos em grande parte da parcial, privilegiando uma distribuição com os centrais, principalmente Michel, sem sobrecarregar assim Douglas Souza, a estrela da companhia.
O Minas reagiu para empatar a semifinal sem a necessidade da troca de peças. Nery Tambeiro manteve a mesma formação, mas viu em quadra uma postura mais aguerrida e inteligente. Sem forçar tanto o saque, o time mineiro diminuiu a quantidade de erros e construiu, com ajuda do sistema defensivo e dos contra-ataques, uma vantagem cômoda no placar.
A virada do Minas parecia certa. Em um set disputado ponto a ponto até o 15º, os atuais campeões, com a inversão em quadra (Resley e Saliba), conseguiram abrir cinco pontos. São José tinha dificuldade para sustentar o passe A e precisava demais das bolas empinadas para o oposto Sanchez. A reação aconteceu em uma passagem de Brasília pelo saque e com Douglas usando e abusando das pipes. Após salvar alguns sets points, a equipe de Carlos Schwanke fechou a parcial com um erro de ataque de Honorato.
O tudo ou nada do Minas aconteceu com mudanças. Nery tirou Honorato, Paulo e Austin, lançando Arthur Bento, Saliba e Juninho, respectivamente. O time, porém, sentiu muito a virada do set anterior. Do outro lado o momento era de Douglas Souza. O campeão olímpico brilhou na virada de bola, ao lado de Sanchez, para colocar o estreante Farma Conde/São José em sua primeira final de Copa Brasil.