X

São José joga muito e vence o Vôlei Renata na abertura dos playoffs

O Farma Conde São José derrotou o Vôlei Renata em casa e pode se garantir na semifinal da Superliga na próxima quinta-feira
Autor:

Compartilhe:

Com uma atuação quase perfeita e orquestrado pela torcida, o Farma Conde/São José derrotou o Vôlei Renata por 3 sets a 1, de virada – parciais de 20-25, 25-12, 25-18, 25-18 -, na noite deste domingo, na Arena Farma Conde, em São José dos Campos (SP), e saiu na frente na série melhor de três das quartas de final da Superliga Masculina de Vôlei 2022/23. O time campineiro precisará vencer a partida da próxima quinta-feira, às 21h, no seu ginásio, o Taquaral, para empatar a série e forçar a realização do terceiro jogo, no próximo domingo, novamente em Campinas (SP).

Teoricamente, esse é o confronto mais equilibrado das quartas de final, entre o quarto e quinto colocados – Vôlei Renata e São José, respectivamente. Essa foi a quarta vitória consecutiva do São José. Foram dois triunfos na Superliga (turno e returno) e um nas quartas de final da Copa Brasil.

O ponteiro Douglas Souza foi o maior pontuador do jogo, com 24 pontos (23 de ataque e 1 de bloqueio), seguido pelo oposto cubano Sánchez, que marcou 20 pontos (18 de ataque, 1 de saque e 1 de bloqueio). O levantador Brasília e o líbero Rogerinho jogaram muito e foram destaques na vitória. Pelo Vôlei Renata, Felipe Roque e Adriano marcaram 12 pontos cada um. Douglas Souza ficou com o VivaVôlei e dois percentuais de acerto ajudam a entender melhor a escolha: 70% de aproveitamento no ataque e 72% de positividade no passe.

Depois de vencer o primeiro set contando com muitos erros do São José (13 contra 7 da equipe de Campinas) o Vôlei Renata não conseguiu mais imprimir seu jogo. Os donos da casa voltaram melhor a partir da segunda parcial, agredindo no saque, defendendo muito. O líbero Rogerinho foi o grande destaque do fundo de quadra, mas de forma geral o sistema defensivo do São José funcionou bem, em função da ótima leitura do bloqueio, que amorteceu com eficiência os ataques campineiros.

O Vôlei Renata teve dificuldade na sua virada de bola. Mal na recepção, o time concentrou a distribuição pelas pontas e encontrou um bloqueio bem postado e uma defesa ainda mais bem posicionada. Além disso, o saque campineiro não fez efeito nenhum na ótima linha de passe do São José, formada por Rogerinho, Douglas Souza e Canuto.

Brasília foi o grande nome do saque do São José. A partir do segundo set, o técnico do Vôlei Renata Horácio Dileo tirou o ponteiro João Frank para a entrada do argentino Nicolas Lazo para tentar melhorar a recepção, mas o saque dos anfitriões seguiu fazendo estrago. Com parciais de 25-12 e 25-18 e a torcida incendiando a arquibancada, o São José abriu logo 5 a 1 na quarta parcial e manteve o bom ritmo até o final.

Na rodada de abertura dos playoffs, quinta-feira, o Sada Cruzeiro derrotou a Apan Eleva Blumenau por 3 sets a 1, em Blumenau (SC) e já pode garantir a vaga na próxima terça-feira, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG), às 21h. No sábado, o Suzano superou o Vedacit Guarulhos por 3 sets a 2, em Suzano (SP) e, em São Paulo, o Itambé Minas venceu o Sesi SP, de virada, também no tie-break.

Minas e Suzano também podem garantir vaga na semifinal se voltarem a vencer quarta-feira. O jogo no Ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos (SP) será às 18h30 e o de Belo Horizonte às 21h. Todas as partidas serão transmitidas tanto pelo SporTV quanto pelo Canal Vôlei Brasil.

A fase classificatória da Superliga Feminina terminou na  sexta-feira. Confira aqui a tabela das quartas de final.

Tags: Farma Conde/São JoséSuperliga Masculina de VôleiVôlei Renata

Últimas notícias