Brasil se recuperou de um início muito ruim para avançar para as quartas de final do Campeonato Mundial feminino de vôlei. Vitória de virada por 3 a 1 sobre a República Dominicana, neste domingo (31/8), em Bangkok.
Depois de um primeiro set muito ruim, a Seleção Brasileira passou por uma metamorfose. A começar pela quantidade. Foram 11 na parcial de abertura e apenas nove nas três seguintes.
Diminuir os erros não quer dizer correr menos risco no saque. O fundamento ajudou demais na virada do Brasil, com duas parciais vencidas por 25-12 E quem merece muito crédito é a levantadora Roberta. Ela saiu do banco e abriu o segundo set com uma sequência impressionante. Ela repetiu a eficiência em outros momentos da partida.
Com o saque funcionando, o block brasileiro apareceu. E aos poucos a República Dominicana foi perdendo suas referências ofensivas. Peña finalizou o duelo com apenas três pontos e 23% de aproveitamento no ataque. Brayelin Martinez terminou com oito e 28% de eficiência.
Confira outros números disponibilizados pela FIVB:
Números de pontos de ataque
Brasil: 46 (17 de Gabi e 10 de Rosamaria)
República Dominicana: 40 (13 de Gaila Gonzalez e 7 de Jineiry Martinez)
Pontos de bloqueio
Brasil: 14 (5 de Diana, 3 de Julia Kudiess e 3 de Gabi)
República Dominicana: 8 (3 de Geraldine Gonzalez)
Pontos de saque
Brasil: 6 (3 de Roberta)
República Dominicana: 1 (Jineiry Martinez)
Erros
Brasil: 20
República Dominicana: 27
BRASIL: Macris, Kisy (2), Julia Bergmann (12), Gabi (21), Julia Kudiess (6), Diana (10) e Marcelle (líbero). Entraram: Roberta (4), Rosamaria (11), Tainara. Técnico: José Roberto Guimarães.
REPÚBLICA DOMINICANA: De la Rosa, Gaila Gonzalez (15), Peña (3), Brayelin Martinez (8), Jineiry Martinez (9), Geraldine Gonzalez (5) e Castillo (líbero). Entraram: Caraballo, Guillen (3), Perez, Matos (6). Técnico: Marcos Kwiek.