O Scandicci está na decisão da Copa CEV feminina, a segunda competição interclubes mais importante da Europa. Nesta quarta-feira (22/3), em Istambul, na Turquia, o time eliminou o THY, mesmo com derrota por 3 sets a 2, parciais de 25-21, 18-25, 26-24, 23-25 e 15-10.
No jogo de ida, as italianas haviam vencido por 3 a 0. Pelo regulamento, as turcas precisariam de triunfo por 3-0 ou 3-1 para forçar o golden set. Para as visitantes chegar ao tie-break bastava.
A atuação do THY pode ser considerada até surpreendente, já que o time não conta com a oposta canadense Kiera Van Ryk. Por problemas pessoais, ela precisou deixar a Turquia e retornar para o país-natal. Sem a principal pontuadora, as turcas contaram com boa atuação da ponteira alemã Hanna Orthmann, com 27 pontos marcados, 24 deles no ataque, com aproveitamento de 47%. Na sequência apareceu a ponteira americana Madison Kingdon, com 23 acertos e o mesmo percentual de acerto ofensivo.
Pelo Scandicci, uma dupla internacional de peso fez a diferença: 26 pontos para a ponteira chinesa Ting Zhu, em quatro sets jogados, e mais 24 da oposta russa Ekaterina Antropova, tendo atuado toda a semi de hoje. A destacar coletivamente os 18 pontos de bloqueio do time, com as centrais desequilibrando: cinco com a holandesa Yvon Belien e mais 4 da americana Haleigh Washington
Na decisão, o Scandicci será favorito contra Alba Blaj (ROM) ou Targoviste (ROM). No jogo de ida, vitória das romenas, fora de casa, por 3 a 0. O duelo de volta será nesta quinta-feira.