Menos de um dia após a derrota da Seleção masculina na final do Campeonato Sul-Americano, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) oficializou a dispensa do assistente técnico Carlos Schwanke e de quatro jogadores para a sequência de treinamentos para o Pré-Olímpico, nesta quinta-feira (31/8). Estão fora dos planos o oposto Abouba, o levantador Matheus Brasília, o líbero Alê e o ponteiro Victor Birigui.
A maior surpresa é o desligamento de Abouba. O jogador treinou em Saquarema durante toda a preparação para o Sul-Americano e acabou ficando fora da viagem para o Recife (PE), após a inclusão de Darlan na lista final.
Existia a expectativa de que ele fosse mantido com o grupo para os treinamentos antes do Pré-Olímpico, mas a nota oficial divulgada pela CBV afasta tal possibilidade. Abouba deverá ir agora para a França, onde seguirá defendendo o Tours por mais uma temporada.
Já Brasília, Alê e Birigui jogaram a Copa Pan-Americana com a Seleção B, no México, neste mês. Caso não houvesse nenhum problema físico com o grupo do Sul-Americano, eles dificilmente seriam utilizados, já que tiveram poucas oportunidades com o elenco principal.
Por fim, a confirmação da saída de Carlos Schwanke também não deixa de ser uma surpresa. Um dos assistentes de Renan Dal Zotto durante todo o ciclo, o comandante do Farma Conde/São José dirigiu a Seleção B na Copa Pan-Americana. Na volta, ficou fora do Sul-Americano com a alegação de um pedido de dispensa por questões pessoais. Agora, oficialmente, “dispensado” dos treinamentos, Schwanke parece ter o ciclo encerrado.
Foi com o assistente no comando que a Seleção Brasileira conquistou a Liga das Nações de 2021, antes da Olimpíada, enquanto Renan se recuperava da covid.