De acordo com informação publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, a delegação brasileira que disputará a Olimpíada e a Paralimpíada de Tóquio, no Japão, será vacinada contra o covid. Nesta lista, de cerca de 2 mil pessoas, estão atletas, comissões técnicas e colaboradores do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Segundo a reportagem, a confirmação foi feita pelo Ministério da Defesa, mas será o COB o responsável pela definição da lista de pessoas que serão imunizadas de forma prioritária.
O COB confirmou “ter sido procurado pelo Ministério da Defesa e pelo Comitê Olímpico Internacional para tratar da vacinação da delegação olímpica e paralímpica do Brasil nos Jogos de Tóquio 2020 e está conversando com as entidades para definir o caminho a ser seguido, respeitando o plano nacional de imunização”.
Outros países já tomaram a mesma decisão, colocando atletas no grupo prioritário da vacinação. Nesta lista estão Espanha, Nova Zelândia, Alemanha, Bélgica e México. Nesta sexta-feira, o Governo do Japão decretou estado de emergência em Tóquio, por conta da pandemia do novo coronavírus, a três meses do início das Olimpíadas.