Cinco vitórias e uma derrota. Com esse retrospecto, a Seleção Brasileira de Novos encerrou a série de amistosos contra Argentina e Chile, em Santa Catarina. O último confronto, na quarta-feira (26/6), terminou com virada para cima dos chilenos: 18-25, 25-20, 25-23 e 25-21, na cidade de São José.
A próxima etapa da temporada tem treinamentos e amistosos no CT da CBV na região francesa de La Moselle. Depois, o time segue para um torneio amistoso na Coreia do Sul.
– Serão três jogos com a França, um time bem interessante, que faz um programa legal do sub-19 e do sub-21, em preparação para o Europeu sub-22, com alguns jogadores que foram inscritos nesta VNL. Vai ser uma boa experiência. Terminamos o programa na Coreia, jogando contra equipes adultas. Vai dar uma bagagem boa para esses jogadores, que provavelmente estarão em uma convocação futura do Brasil na próxima temporada – disse Gersinho, ao comentarista Gurja, depois do amistoso de terça-feira contra a Argentina, na derrota por 3 a 1.
Nesta quinta-feira (27/6), quatro jogadores foram dispensados em nota oficial da CBV: os ponteiros Robert e Daniel Muniz, o oposto Sabino e o levantador Juan. Sem o quarteto, o grupo fica com os seguintes atletas: o levantador Mateus Bender; os opostos Chizoba e Felipe Roque; os ponteiros Maicon, Matheus Celestino e Paulo; os centrais Juninho, Barreto, Thiery e Witallo; e os líberos Alê e Maique. O time tem o comando do auxiliar técnico Gersinho, já que o técnico Giuliano Ribas, o Juba, estava com a Seleção principal na Liga das Nações.
Alguns jogadores devem ser incorporados ao grupo depois da oficialização dos 13 escolhidos por Bernardinho para os Jogos Olímpicos de Paris. O levantador Matheus Brasília, por exemplo, treinava com a Seleção de Novos antes de ser chamado para substituir o lesionado Bruninho, na segunda etapa da VNL, em Fukuoka (JAP).