Nathália Monteiro Fraga é a única mulher entre os treinadores que comandam das 10 equipes que disputam a Divisão Especial do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) sub-17 feminino. Sob seu comando, a seleção de São Paulo estreia na competição nesta terça-feira (8/3), exatamente no Dia Internacional da Mulher. Mirtes Benko, assistente técnica, e Daniela Arosti, auxiliar técnica, completam a comissão técnica 100% feminina.
– É importante termos representatividade. Nossa comissão técnica é formada exclusivamente por mulheres. A seleção paulista da categoria sub-17 é a primeira de muitas jogadoras e sei que sou um espelho para elas, alguém em quem confiam, com quem identificam – diz Nathália, que tem 20 anos de experiência e possui nível IV como treinadora, o mais alto da Comissão Nacional de Treinadores (Conat).
A Divisão Especial do CBS, que começa amanhã e vai até sábado, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), será a estreia de Nathália no comando da equipe sub-17 feminina de São Paulo. A equipe estreia contra o Rio Grande do Sul, às 11h. Todas as partidas têm transmissão ao vivo pelo Canal Vôlei Brasil.
– Acredito muito nesta equipe. Nosso grupo é formado por atletas que estão esperando muito por este momento e têm muito o que mostrar – comenta a treinadora da seleção paulista.
São Paulo está no grupo B, ao lado de Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraíba. No grupo A estão Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal e Ceará. Os dois primeiros avançam para as semifinais. Na fase classificatória, as partidas acontecem com três sets obrigatórios, enquanto os duelos decisivos são disputados em melhor de cinco sets. Os três últimos da classificação geral disputam a Primeira Divisão na próxima temporada (confira a tabela do CBS sub-17 feminino).