A Seleção Brasileira feminina sub-17 encerrou a primeira fase do Campeonato Sul-Americano da categoria, em Lima, no Peru, com a liderança do Grupo B. Nesta sexta-feira (29/9), triunfo incontestável sobre a Colômbia por 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-16 e 25-6. A ponteira Gabrielly foi a maior pontuadora da partida, com 16 acertos.
Com o resultado, o time dirigido por Fofão somou nove pontos, com três vitórias, confirmando a liderança de sua chave. A outra seleção classificada para a semi é o Equador, após bater o Chile por 3 a 0.
A Seleção espera o fim da rodada, nesta noite, para confirmar o duelo com o Peru na semi. A Argentina, que venceu as peruanas por 3 a 2, no Grupo A, encerraria sua participação com favoritismo absoluto diante da Bolívia, se credenciando assim para duelar com as equatorianas.
Diante da Colômbia, destaque para o saque brasileiro. O fundamento foi responsável por 16 pontos, seis deles de Gabrielly, a única a finalizar o duelo com dois dígitos na pontuação.
A organização deverá confirmar as duas semifinais neste sábado para as 20h e para as 22h (de Brasília), com as donas da casa fazendo o encerramento, provavelmente, diante das brasileiras. O YouTube da Confederação Sul-Americana transmite a competição.
O primeiro Sul-Americano sub-17 feminino conta com sete equipes divididas em dois grupos. O Brasil está no Grupo B, ao lado do Chile, Equador e Colômbia. No Grupo A estão Argentina, Bolívia e Peru. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais. As três seleções que subirem ao pódio estarão garantidas no Mundial em 2024.