2023 é ano de campeonatos mundiais na base. E nesta quarta-feira (29/3) foi divulgada a primeira convocação de atletas para o período de treinamentos. A lista divulgada é da Seleção Brasileira masculina sub-21. O técnico Guilherme Novaes convidou 14 jogadores para se apresentarem já na segunda-feira (3/4), em Saquarema (RJ).
Por enquanto os atletas são convidados para iniciarem o período de treinamentos focados no Mundial da categoria que acontece no Bahrein, entre os dias 7 e 16 de julho. Neste primeiro convite estão os opostos Samuel Neufeld, Bryan Lucas Silva, Marcos José Jr e João Vitor Lima; os levantadores Pedro Henrique Sousa e Juan Pablo da Gama; os centrais Jadher Conceição, Henrique Guedes e Pedro Souza; os ponteiros Lucas Oishi, Gabriel Machado, Gabriel Negrão e Martos Soares; e o líbero João Centola.
Novos convites ainda serão feitos nas próximas semanas pelo técnico Guilherme Novaes, atual comandante do Vedacit Guarulhos. Ele se juntará ao grupo após a participação do time na Superliga masculina. Além dos 14 atletas convidados também foram chamados membros da comissão técnica da equipe sub-21 do Brasil. Estão na lista o coordenador técnico Alexandre Ferrante; o preparador físico Guilherme Berriel; o analista de desempenho Tiago Mizael Dias; o fisioterapeuta Paulo Ricardo Leite; os auxiliares de quadra Hitalo Machado, Hugo Vieira e Victor Despíndola; treinador mental Antônio Serenini; o médico fisiologista João Olyntho; e o nutrólogo Selênio Campos Filho.
Na categoria sub-21, a Seleção Brasileira tem 13 medalhas em campeonatos mundiais: são quatro ouros, seis pratas e três bronzes.