Com os números da COVID-19 controlados, a Argentina já tem um plano para o retorno das atividades do vôlei. Em nota oficial divulgada pela Federação local, nesta quarta-feira, foi confirmada a aprovação pela Secretaria Nacional do Esporte de um plano de retomada da modalidade.
Segundo a entidade, o desenvolvimento desses planos foi liderado por Fernando Locaso, na área médica, Marcelo Méndez e Hernán Ferraro como treinadores das equipes masculina e feminina, e Federico Baroni e Pablo Añon nas áreas físicas.
“A seleção masculina, que tem a grande maioria de jogadores no exterior, considera que alguns clubes já começaram o trabalho físico. A equipe nacional realizará monitoramento individual, com planos de trabalho que servirão como ferramenta de preparação e adaptação. O trabalho será escalonado e incluirá exercícios técnicos até que cada jogador possa viajar para seus destinos esportivos. Para o plano de trabalho e monitoramento das Panteras, a fase 2 será ativada para o final de julho ou início de agosto, que consistirá em 2 ou 3 concentrações de 10 dias úteis por quatro dias de descanso, com datas a serem definida”, diz a nota.
Em todos os casos, os jogadores devem ter um atestado médico e um teste de anticorpos.
Vale lembrar que a Argentina classificou as duas seleções para os Jogos Olímpicos de Tóquio.