Sem a bicampeã olímpica Thaisa, poupada – não ficou nem no banco de reservas -, o Gerdau Minas derrotou o Brasília por 3 sets a 1 – parciais de 25-18, 15-25, 25-19, 25-22 -, na noite deste sábado (11/3), na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG), pela oitava rodada do returno da Superliga Feminina de Vôlei 2022/23.
No primeiro jogo após a conquista da Copa Brasil, terça-feira, com a vitória sobre o Dentil/Praia Clube, o Minas não teve grande atuação. Sentiu falta da liderança e dos bloqueios de Thaisa e oscilou em vários momentos da partida. O importante foram os três pontos, já que o time ainda tem chances de terminar a fase classificatória na vice-liderança. Atualmente é o terceiro, com 40 pontos, e diminuiu a diferença para o Osasco São Cristóvão Saúde, que tem 43 e perdeu nesta noite para o líder Praia (52) na rodada, por 3 a 0.
A ponteira Priscila Daroit foi eleita pela comissão técnica do Minas a melhor em quadra e ficou com o Troféu Viva ôlei. Mas, a líbero Nyeme também poderia ter ganho o prêmio, já que foi a mais regular durante toda a partida. A ponteira dominicana Yonkaira Peña foi a maior pontuadora do jogo, com 17 pontos (15 de ataque, 1 de saque e 1 de boqueio). Kisy marcou 15 vezes, Pri Daroit 12, Carol Gattaz, 10 e Julia Kudiess – que jogou no lugar da Thaisa -, contribuiu com 9. Os destaques do Brasília foram a central Lanna e a oposta Arianne, ambas com 16 pontos.
A oitava rodada do returno da Superliga segue neste domingo com o confronto entre Abel Moda Brusque e Sesi Bauru. Na segunda-feira, jogam Pinheiros x Sesc RJ Flamengo e Unilife Maringá x Barueri. O Brasília volta a jogar na próxima quinta-feira, contra o São Caetano. O Minas tem o clássico contra o Flamengo na sexta-feira, no Rio.
No outro jogo da rodada, o Fluminense derrotou o Energis São Caetano por 3 a 2 e ocupa a quinta colocaão, com 35 pontos. O G8 da Superliga Feminina está assim: Praia (52), Osasco (43), Minas (40), Sesc RJ Flamengo (36), Fluminense (35), Sesi Bauru (29), Pinheiros (27) e Barueri (23).