O Semelp/Instituto Transforma conquistou na última terça-feira (3/12) o título inédito do Campeonato Paulista masculino sub-21. O representante de Pindamonhagaba, no Vale do Paraíba, fechou a série diante do Sesi Bauru por 2 a 0. Depois de vencer em casa na sexta-feira, a equipe repetiu o feito nos domínios do adversário, por 3 a 2, com parciais de 21-25, 25-21, 25-22, 18-25 e 15-12.
Em três anos na cidade, com o suporte da prefeitura e outros importantes parceiros, o projeto já havia sido campeão dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos, e agora celebra o feito em uma das categorias mais disputadas do estado.
O grupo do técnico Éder José de Sousa cumpriu à risca a determinação de saber lidar com a pressão nos momentos mais complicados.
– Épica, uma temporada extraordinária. A construção de um grupo campeão não se encontra nos livros. É uma experiência diária e dolorida, proporcionalmente gratificante. Crescemos no momento certo, vencemos na hora H. A fase final revelou uma força que estava distribuída durante a classificação, quando se destacavam os indivíduos. Desde as quartas de finais com Suzano, a força se concentrou no todo, a equipe surgiu para todos os olhos. Inclusive, que torcida! O povo de Pinda é um espetáculo à parte, acolhedor e apaixonado pelo voleibol. Nossa virada e a nossa força têm a ver com a intensidade e crença da nossa torcida. É preciso enaltecer esse apoio genuíno. E a final consagrou o trabalho. Um jogo muito equivalente, emocionante e decidido nos detalhes. Fizemos história – destacou o treinador.
Para o gestor do Projeto Vôlei Mania, o treinador campeão João Marcondes, concorda que a superação é o grande destaque do time.
– Este ano, a equipe conseguiu uma grande superação, crescendo no momento adequado e ganhando de grandes equipes. Nesse processo, tenho que destacar um total envolvimento espiritual de todos que, e nesse ato de fé, eles alcançaram resultados de forma extraordinária. Toda honra e toda a glória é, e sempre será, ao nosso Deus todo poderoso – declarou.
O time de alto rendimento do Projeto Mania começou em 2015, em Suzano, onde permaneceu até 2021. Depois de seis meses em Mogi das Cruzes, a equipe se transferiu para Pindamonhangaba. A parceria tem rendido ótimos frutos, com a equipe se colocando como uma força da categoria, tendo chegado à decisão do estadual nos últimos três anos.