Os quatro semifinalistas da Copa CEV masculina foram conhecidos nessa semana e com destaque brasileiro na briga pelo título de segunda maior expressão a nível continental na Europa.
O Tours, comandado pelo brasileiro Marcelo Fronckowiak, encarou o Karlovarsko, da República Tcheca, e levou a melhor nos dois jogos. O primeiro jogou aconteceu na França e os donos da casa bateram os tchecos em sets diretos (25-22, 27-25, 25-22). No jogo ocorrido nessa quinta-feira, os franceses foram até a República Tcheca e conseguiram a classificação ao derrotar o Karlovarsko por 3 sets a 1. Num jogo altamente disputado, as duas equipes se destacaram muito no aproveitamento de ataque, com média de 78% para os mandantes e 79% do Tours. As parciais também refletem o quão disputado foi o confronto (30-28, 25-23, 21-25 e 28-26). Após vencer o segundo set e garantir a classificação, o técnico Marcelo Fronckowiak poupou grande parte dos seus principais jogadores, assim como o técnico Jiri Novak.
Com 12 pontos, o central Leandro Aracajú foi um dos maiores pontuadores pelo lado dos vencedores. Foram oito em ataques, com aproveitamento de 89%, três bloqueios e um ace. O oposto Geraldo, o Goiano, brasileiro naturalizado catari, fez sete. O maior pontuador do confronto foi o ponteiro Lukasz Wiese, com 15 tentos. Para chegar à final, o Tours terá que derrotar o Belchatow da Polônia. Os poloneses despacharam o Arcada Galati, da Romênia, vencendo os dois jogos.
No outro lado da chave, o Guaguas Las Palmas, dos brasileiros Paulo Renan, Guilherme Hage e Moisés, foi eliminado pelos italianos do Monza. A equipe da Itália venceu os dois jogos: 3 a 0 na ida e 3 a 1 na volta. O Monza terá pela frente o grande favorito ao título, o Zenit Kazan, que bateu o Kuzbass Kemerovo no clássico russo das quartas de final.
Os jogos de ida foram marcados para o dia 24 de fevereiro, enquanto os jogos de volta estão previstos para o dia 4 de março.
Confira abaixo os confrontos da fase de semifinal da Copa CEV, a segunda competição em importância no nível europeu:
Monza (ITA) x Zenit Kazan (RUS)
Belchatow (POL) x Tours (FRA)
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei