Atual campeã europeia, após bater a Eslovênia na decisão de 2019, a Sérvia está nas semifinais da edição de 2021 do Campeonato Europeu Masculino de Vôlei. Nesta terça-feira, os sérvios derrotaram a Holanda por 3 sets a 0 – parciais de 25-23, 25-20, 27-25 -, na cidade polonesa de Gdansk, e avançou na competição. Para manter vivo o sonho do bicampeonato, a Sérvia vai enfrentar, na semifinal, o vencedor do confronto entre Itália e Alemanha, que acontece nesta quarta-feira, às 11h (horário de Brasília), com transmissão pela ESPN e pelo canal Star Plus.
Ainda nesta terça-feira, a partir das 15h30, acontece o principal jogo das quartas de final do Europeu, entre a Polônia – dona da casa – bicampeã mundial (2014 e 2018) – e a Rússia, atual vice-campeã olímpica. A ESPN e o Star Plus também vão transmitir. No encerramento das quartas, amanhã, a República Tcheca – que eliminou a campeã olímpica França na última segunda-feira -, recebe a Eslovênia, a partir das 14h, em Ostrava, na República Tcheca.
O ponteiro sérvio Uros Kovacevic foi o maior pontuador do jogo, com 15 pontos – todos de ataque. O astro da Holanda, o oposto Abdel-Aziz não foi tão decisivo como costuma ser, e pontuou 14 vezes. A Sérvia busca o terceiro título europeu da sua história, o segundo consecutivo. O primeiro foi em 2011.
– Nós entramos para ganhar, sabíamos que tínhamos a obrigação de vencer, conseguimos marcar bem o Nimir (Abdel-Aziz) e fazer o nosso jogo. O time respondeu bem, depois de tomar um susto contra a Turquia nas oitavas de final. Agora é melhorar os pontos que precisam ser melhorados, porque teremos um jogo difícil pela frente, Itália ou Alemanha, quem vier – disse Kovacevic.
A Sérvia marcou 44 pontos de ataque, 2 de bloqueio, 6 de saque e errou 17 vezes; a Holanda fez 40 pontos de ataque, 4 de bloqueio, 3 de saque e cometeu 21 erros. Veja abaixo a tabela das quartas de final.
QUARTAS DE FINAL