Em um dos mais esperados jogos da primeira fase do Campeonato Mundial feminino de vôlei, a Sérvia deu show diante dos Estados Unidos. Neste sábado, vitória das europeias por incontestáveis 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-23 e 25-13, em Lodz, na Polônia.
O resultado deixou a seleção sérvia na liderança do Grupo C, com campanha invicta. As americanas perderam a primeira na competição. As duas concorrentes ao pódio estarão no Grupo F na sequência da competição, ao lado de Alemanha, Canadá, República Dominicana, Turquia, Tailândia e Polônia. As quatro melhores avançarão para as quartas de final.
Para construir o impactante resultado, a Sérvia contou com uma brilhante atuação do bloqueio. Foram 13 pontos, contra um dos Estados Unidos, feito pela levantadora Poulter, já na metade final do terceiro set. Stevanovic foi a destaque sérvia no fundamento, com cinco pontos.
A cereja do bolo na atuação das europeias foi Tijana Boskovic. A oposto foi a única a romper a barreira dos dois dígitos de pontuação, somando 25: 21 no ataque, três no bloqueio e um no saque. O aproveitamento ofensivo dela foi de 65%.
Pelo lado americano, a maior pontuadora foi a ponteira Bajema, que começou com titular, com apenas seis. Drews colaborou com cinco. Poulter e Wong-Orantes foram as novidades no time titular. Mas chamou a atenção as ausências de Frantti e Ogbogu. O treinador tentou fazer algumas mudanças no decorrer do duelo, como Cuttino no lugar de Drews, mas de nada adiantou. Uma das piores atuações das atuais campeãs olímpicas nos últimos anos.