Depois de isolar suas principais estrelas em Belgrado durante a Liga das Nações feminina, a Sérvia voltou a jogar nesta terça-feira (9/7). E mostrou força ao vencer a Itália, a campeã da VNL, em um amistoso em Firenze por 3 sets a 2, parciais de 21-25, 25-20, 22-25, 25-18 e 15-9.
Giovanni Guidetti escalou a Sérvia com Maja Ognjenovic, Tijana Boskovic, Aleksandra Uzelac, Bianka Busa, Maja Aleksic, Hena Kurtagic e a líbero Aleksandra Jegdic. No quarto e quinto sets, Jovana Stevanovic virou titular no meio de rede.
E a importante notícia para o time foi ver Boskovic ganhar respaldo de duas companheiras na pontuação. A oposta liderou a Sérvia com 26 pontos, 22 deles no ataque, com 51% de aproveitamento. Ex-Fluminense, a ponteira Uzelac colaborou com mais 19, enquanto a central Aleksic fez 17, sete deles no bloqueio. Outro ponto positivo na atuação de Uzelac foi a positividade no passe: 67% em 27 ações, de acordo com as estatísticas da própria comissão técnica.
Além das 13 inscritas para os Jogos de Paris, a Sérvia ainda contou no elenco do amistoso com a central Mina Popovic e com a líbero Silvija Popovic. No anúncio da convocação, a federação local disse que mudanças ainda podem acontecer na lista.
Do lado italiano, Julio Velasco usou força máxima nos quatro primeiros sets e depois mexeu em quase todo o time no tie-break. Começaram jogando Alessia Orro, Paola Egonu, Caterina Bosetti, Miryam Sylla, Anna Danesi, Sarah Fahr e Monica De Gennaro.
O time terminou o duelo com Carlota Cambi, Ekaterina Antropova, Gaia Giovaninni, Alice Degradi, Marina Lubian. Danesi e De Gennaro seguiram em quadra. Na pontuação, Egonu liderou com 20 pontos (19 no ataque com 51% de aproveitamento), seguida por Antropova, com 15.