Com apenas 16 anos, o levantador búlgaro Simeon Nikolov mostra, competição após competição, ser um dos principais fenômenos do vôlei masculino mundial atualmente. Nesta quarta-feira (4/10), o jovem saiu do banco de reservas, em momentos importantes, como no fim do terceiro set, para ajudar a Bulgária a vencer a Holanda por 3 sets a 0, pelo Pré-Olímpico.
Com 1,96m, ele usa a boa estatura para aparecer no bloqueio em momentos decisivos. Foi assim que ele parou Ter Maat para fazer 28-27 para os búlgaros na terceira parcial. O poderio do saque do garoto também chama a atenção: no 24 a 23 a favor da Holanda no mesmo set, Simeon Nikolov fez um ace. Corajoso, ele vai pulando etapas com idade para ser infanto-juvenil e já disputando a principal competição adulta da temporada.
No último Campeonato Mundial sub-19, Simeon Nikolov também brilhou. Na estreia contra a Eslovênia, ele chegou a incrível marca de 16 pontos: sete pontos no ataque, quatro no bloqueio e mais cinco no saque. Com esses números Simeon Nikolov foi o melhor bloqueador e o melhor sacador do time búlgaro no jogo.
No DNA de Simeon está o vôlei. Ele é irmão do ponteiro Aleksandar, 19 anos, que defende o Civitanova (ITA). Contra a Holanda hoje, ele marcou dez pontos. Os dois são filhos de Vladimir Nikolov, ex-oposto, que foi MVP de Champions League, campeão da principal competição europeia, do Italiano, além de um bronze no Mundial de seleções de 2006 com a seleção búlgara.