X

Sistema de ataque discutido em evento da CBV

Série de eventos virtuais vem sendo realizada pela Confederação Brasileira de Voleibol. Último tema discutido foi o sistema de ataque 5-1
Autor:

Compartilhe:

Na noite desta quarta-feira  foi realizado o sexto evento virtual da Academia do Voleibol. O tema deste encontro foi “Sistemas de Ataque 5-1 – Intenções Táticas”, trabalho realizado pelos professores Carlos Henrique Ribeiro Moreira, Fabiano Girotto Assis e Fernando Mendes Rabelo, produzido para o curso de treinadores Nível IV da Universidade Corporativa do Voleibol. A apresentação, acompanhada por 110 profissionais, foi feita por Carlos Henrique Ribeiro Moreira, o Cacau.

A iniciativa da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) visa compartilhar conhecimento durante a pandemia da COVID-19, enquanto as competições seguem paralisadas.

A conversa teve início com a definição epistemológica de estratégia e tática, e como esses conceitos se aplicam na prática do voleibol. E ainda destacou como é desenvolvido o sistema de jogo.

– A estratégia é o plano global para desenvolver recursos que garantem um posicionamento favorável, enquanto a tática é a forma de executar o que foi planejado pela estratégia, é a maneira de resolver uma questão posta. O sistema de jogo é tudo aquilo que é realizado em uma partida, tudo aquilo que cada atleta desempenha, de forma harmônica e equilibrada. É um pilar para executar o planejamento feito para uma partida – explicou Cacau.

Na continuidade da palestra, Cacau se aprofundou no sistema 5-1 (cinco atacantes e um levantador), que é o mais utilizado pelas equipes de alta performance de voleibol. No material apresentado ficou destacada a importância do levantador neste tipo de esquema e como a análise prévia dos adversários se faz necessária.

Na sequência do seminário ainda foram apresentados alguns exemplos práticos de situações de jogo. Para encerrar o encontro, quando a conversa foi aberta para as perguntas do público ouvinte, os outros dois integrantes do trabalho, Fabiano Girotto Assis e Fernando Mendes Rabelo participaram respondendo as questões trazidas.

O próximo evento, nesta quinta-feira, será com o técnico da Seleção Brasileira masculina sub-21, Giovane Gavio, falando sobre o planejamento e a preparação técnica de uma equipe. Para encerrar a semana, nesta sexta-feira, o Giovane estará de volta, mas desta vez ao lado de Maurício, Tande e José Roberto Guimarães para relembrarem a campanha que trouxe o ouro olímpico em Barcelona 92, às 20h, no canal da CBV no YouTube (https://www.youtube.com/user/VoleiBrasil1).

Últimas notícias