A ausência da oposto Malwina Smarzek é a grande surpresa na lista de inscritas da seleção feminina da Polônia para a Liga das Nações feminina.
As 25 atletas escolhidas pelo técnico italiano Stefano Lavarini foram anunciadas nesta quarta-feira. Na nota oficial divulgada pela federação local, não há uma explicação sobre a ausência de Smarzek. Uma hora depois da divulgação, ela se pronunciou em uma entrevista.
– Pedi uma pausa ao treinador. Tenho problemas de saúde que me impedem de participar de um torneio difícil e cansativo como a VNL. É minha decisão de não ir. Estarei disponível ao Stefano Lavarini depois da VNL. Vamos ver se você me liga. Estarei pronta – disse Smarzek.
A jogadora foi contratada pelo Rzeszow já na reta final da atual temporada, depois de se negar a continuar na Rússia após o início da guerra na Ucrânia e deixar o Lokomotiv Kaliningrado. Recentemente, Smarzek foi alvo de um protesto de parte da torcida do LKS Lodz, outro time polonês, pedindo para que voltasse para a Rússia. A jogadora ficou bem abalada emocionalmente com o episódio. Coincidência ou não, Smarzek perdeu espaço no Rzeszow depois dos protestos, tanto que a brasileira Bruna Honório voltou a ser titular na reta final dos playoffs da Tauron Liga.
A boa notícia para a seleção da Polônia na convocação é a volta oficial da levantadora Joanna Wolosz, capitã do Conegliano, da Itália. No último ciclo, por problemas com o ex-técnico Pawel Nawrocki, ela pediu dispensa das principais competições.
Confira a convocação de Stefano Lavarini para a VNL:
LEVANTADORAS
Joanna Wolosz
Alicja Grabka
Martyna Lazowska
Katarzyna Wenerska
OPOSTOS
Karolina Druzkowska
Weronika Sobiczewska
Magdalena Stysiak
PONTAS
Martyna Czyrnianska
Paulina Damaske
Monika Fedusio
Zuzanna Górecka
Martyna Lukasik
Julita Piasecka
Olivia Rozanski
Weronika Szlagowska
CENTRAIS
Klaudia Alagierska
Aleksandra Gryka
Magdalena Jurczyk
Agnieszka Kakolewska
Anna Stencel
Iga Wasilewska
Kamila Witkowska
LÍBEROS
Justyna Lysiak
Maria Stenzel
Aleksandra Szczyglowska