A Seleção Brasileira estreou na Copa Pan-Americana sub-19 feminina de vôlei com vitória, de virada, sobre Porto Rico por 3 sets a 1, parciais de 19-25, 25-18, 25-17 e 25-21, nesta segunda-feira, em Tulsa, nos Estados Unidos.
A formação titular do Brasil que iniciou o jogo foi: Clara (levantadora); Manoela Forlín (oposto); Vittoria e Rebeca (ponteiras); Luana e Juliana (centrais); Mikaela (líbero). A levantadora Clara conseguiu acionar efetivamente a maioria das atacantes de extrema. A ponteira Vittoria foi a maior pontuadora do jogo, com 18 pontos. Além dela, Manoela Forlín (17) e Rebeca (12) chegaram aos dois dígitos. A central Luana também pontuou bem: foram quatro bloqueios, quatro aces e dois pelo ataque, somando 10 ao total.
A competição conta com oito seleções divididas em dois grupos. O Brasil, está no Grupo A juntamente com Costa Rica, Porto Rico e República Dominicana. Já no B jogam Canadá, Estados Unidos, México e Peru. Na fase classificatória todas as seleções jogam contra seus rivais de grupo e as melhores colocadas avançam diretamente para as semifinais. Segundos e terceiros colocados jogam as quartas de finais (2A x 3B; 3A x 2B). A competição ocorre em Tulsa (EUA) de 18 à 23 de julho.
Os seis países da Norceca (Canadá, Costa Rica, República Dominicana, México, Porto Rico e Estados Unidos) estão de olho nas três vagas no Campeonato Mundial sub-19 de 2023 da FIVB. Já Brasil e Peru estão usando o torneio como preparatório, já que grande parte das atletas está representando seus países pela primeira vez e o foco está no Sul-Americano que tem caráter classificatório para o Mundial de 2023.
O time do treinador Hylmer Dias volta à quadra nesta terça-feira (19/7), em duelo válido pela segunda rodada da fase inicial, contra a República Dominicana.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei